Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Com palestras e material informativo, associação ensina como evitar a halitose

A promoção de palestras e a distribuição de material informativo à população marcaram ontem (22) o Dia Nacional de Combate à Halitose. Segundo a Associação Brasileira de Halitose, estima-se que 57 milhões de brasileiros tenham halitose crônica, popularmente chamada de mau hálito. O problema aparece com mais frequência entre os idosos, que respondem por 70% dos casos. Jovens e crianças não estão imunes.

Os mais velhos são os mais afetados porque tomam remédios nessa fase da vida, como antidepressivos, que diminuem a produção de saliva. A boca seca é uma das principais causas do mau hálito, conforme o presidente da associação, Marcos Moura.

O mau hálito não é uma doença, mas sintoma de que algo não vai bem no organismo. Pode ser um sinal de que a pessoa está doente, com diabetes ou hipertensão, por exemplo, alerta Moura. Existem mais de 50 causas para o mau hálito. Diferentemente do que a maioria pensa, cerca de 90% delas têm origem na boca,  como o sangramento da gengiva. “Somente 1% dos casos é do estômago”, explicou Moura.

O presidente da associação também derrubou um mito: o de que tem mau hálito quem não escova os dentes corretamente. A halitose pode ser provocada por pouca salivação, alterações nas amígdalas e outros problemas bucais. “Nem sempre uma boa escovação resolve o problema. Às vezes, a pessoa higieniza a boca mais de cinco vezes ao dia e não adianta”, explicou o dentista.

Apesar de quase 30% da população terem o problema, a maioria não sabe da existência dele. Depois de um tempo, o indivíduo se habitua ao odor constante, o que os especialistas chamam de fadiga olfatória, e não sente o próprio hálito. “Com a proximidade da boca com o nariz, você fica acostumado ao cheiro”, disse.

Cabe aos parentes e amigos a tarefa de avisar a uma pessoa próxima que ela sofre de mau hálito. Diante da situação desagradável, a associação criou um serviço na internet em que a pessoa indica alguém que sofre de mau hálito, sem ter o nome revelado. Apelidado de SOS Mau Hálito, a pessoa informa o nome e os dados do conhecido que tem mau hálito no site da associação, pelo endereço http://www.abah.org.br/, e como deseja que saiba do problema, por meio de carta ou e-mail.

A associação envia um texto esclarecendo sobre a halitose, suas causas e tratamento. Quem indicou fica no anonimato. São encaminhadas, em média, 30 cartas por mês. Até o momento, não houve nenhuma reclamação. De acordo com Moura, a entidade alerta que não tem como distinguir se a pessoa que recebeu a mensagem foi vítima de uma brincadeira de mau gosto.

Descoberto o mau hálito, a recomendação é procurar um dentista e, se necessário, outros profissionais de saúde. Conforme Moura, o tratamento dura de três a seis meses, dependendo da causa.

Veja alguns cuidados para evitar o mau hálito, indicados pela Associação Brasileira de Halitose:
  
  • Comer a cada três horas para estimular a salivação e evitar a boca seca. Alimentos cítricos são uma boa opção.

  • Escovar os dentes, usar o fio dental e o raspador lingual após cada refeição

  • Tomar, pelo menos, dois litros de água por dia

  • Mascar chiclete depois das refeições ajuda a limpar a cavidade bucal e na salivação. As marcas sem açúcar são ideais.

  • Prefira antisséptico bucal sem álcool pois resseca menos a mucosa da boca

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário