Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Smartphones ajudam a controlar doenças crônicas

As lojas de aplicativos estão repletas de programas destinados a ajudar as pessoas a monitorar a própria saúde usando o smartphone. Contudo, a maioria deles somente facilita o registro das medições, como peso e pressão arterial. Não está claro se eles melhoram de forma significativa o comportamento em relação à saúde.

Agora, Joseph Cafazzo, engenheiro biomédico do centro médico da Universidade de Toronto e seus colaboradores desenvolveram aplicativos que fazem muito mais do que isso. Os aplicativos conectam-se sem fios aos dispositivos médicos – incluindo o medidor de pressão arterial e de glicose no sangue – e oferecem sugestões baseadas nas leituras. Eles descobriram que a pressão arterial das pessoas que usaram os programas diminuiu e que elas monitoravam e examinavam os níveis de glicose no sangue atentamente.

Uma das descobertas mais interessantes consiste no fato de que os médicos parecem não ter exercido efeito algum na mudança. “Foram os pacientes, que apenas passaram a se cuidar com mais responsabilidade”, afirma Cafazzo, diretor do centro para a inovação da saúde digital global da universidade.

Fonte The New York Times News Service/Syndicate

Nenhum comentário:

Postar um comentário