Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pesquisa aponta que Ração Humana não altera a composição corporal

Uma mistura que leva farinhas, gergelim, linhaça, soja, aveia, cacau e guaraná ganhou popularidade entre pessoas que desejam emagrecer ou manter o peso.

A fama da fórmula, contudo, está com os dias contados. Depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertar a população sobre os riscos à saúde do consumo de produtos genericamente conhecidos como “ração humana”, uma pesquisa inédita da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem corroborar a recomendação.

Os resultados do estudo, que acompanhou o consumo de ração humana por mulheres adultas com sobrepeso e obesidade (índice de massa corporal entre 25 e 35), contrariam o consenso popular quanto aos efeitos benéficos da fórmula, principalmente no que diz respeito à redução de peso e ao aumento da saciedade. Segundo a coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e de Composição Corporal da UFV, Josefina Bressan, a pesquisa avaliou as mulheres em três parâmetros: composição corporal (peso, porcentagem de gordura e massa magra), comportamento alimentar (aumento da saciedade, por exemplo) e perfil bioquímico (níveis de glicose e colesterol total, suas frações e triglicerídes).

“O composto usado como substituto do café da manhã por 45 dias não promoveu alterações na composição corporal, nas concentrações de glicose, HDL, VLDL, TC/HDL, AST e ALT (essas duas últimas avaliam o funcionamento hepático) e nas sensações de saciedade e fome. O consumo da ração por 45 dias consecutivos, no entanto, reduziu as concentrações do colesterol total e do colesterol ruim (LDL), além do nível de triacilglicerídeos, mesmo com a manutenção do consumo de calorias, macronutrientes e fibras pelas voluntárias”, explica José Luiz Marques Rocha, um dos autores do trabalho.

Segundo ele, os resultados são “relevantes” entre indivíduos com sobrepeso e obesidade, uma vez que essa melhora no perfil bioquímico pode contribuir para a redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas não transmissíveis. Contudo, além de não servirem para que se encoraje o consumo do produto como substituto de refeições, confirmam o que já se sabia sobre a ingestão de fibras e sobre os benefícios de se comer isoladamente ingredientes da ração humana, como a aveia. “Se as pessoas consumissem regularmente alguns dos ingredientes separadamente, teriam o mesmo benefício”, antecipa.

Com tantas promessas milagrosas veiculadas pelos fabricantes, os especialistas também se preocupam com o uso indiscriminado da ração e pedem cautela. De acordo com Josefina, a fórmula não passa de mais um modismo. Apesar dos ingredientes bons, ela alerta que as quantidades indicadas (duas colheres de sopa) não produzem os efeitos nutracêuticos (para prevenir doenças) esperados. Com mais de duas colheres, o alimento pode ficar calórico demais e, em vez de ajudar a emagrecer, levar a pessoa a ganhar peso. “Além disso, não é conhecida a forma como os ingredientes da mistura reagem quando são ingeridos juntos. Podem haver interações perigosas no que diz respeito à biodisponibilidade dos nutrientes”, alerta.

Contudo, pior que não fazer efeito algum são as contraindicações da ração humana. O guaraná em pó, por exemplo, pode ser contraindicado por causar irritabilidade, insônia ou taquicardia e deve ser retirado da composição se ela for usada por gestantes ou pessoas com gastrite e úlcera estomacal, segundo a nutricionista Alice Carvalhais. O levedo de cerveja pode aumentar o apetite e a soja deve ser excluída em caso de intolerância.

Alice explica que a aveia, que contém glúten, é contraindicada para celíacos e o açúcar mascavo, definitivamente, não pode ser usado por quem é diabético. Para completar, a quinoa, para pacientes renais, só pode ser usada com indicação. Quem tem alergia à linhaça ou síndrome do intestino irritável, também pode sofrer com efeitos colaterais como dores de cabeça e aumento das idas ao banheiro. Além disso, como o produto normalmente é consumido sem orientação, as pessoas não são informadas sobre a necessidade de ingerir muita água, justamente para evitar os fecalomas, ou endurecimento das fezes.

O fato é que, sempre que o mercado lança novidades, há uma corrida dos consumidores. Não existem, porém, soluções mágicas para quem quer emagrecer ou ter uma vida mais saudável, como afirma Josefina Bressan. Segundo ela, o preparo pode auxiliar na perda de peso e no equilíbrio das funções orgânicas, mas não se trata de um pó milagroso. “É mais uma dieta da moda e não tem nada que uma alimentação saudável já não preconize. Uma pessoa normal, que come todos os tipos de alimentos, não precisa de nenhum outro tipo de suplemento”, diz.


Fibra de Trigo


Impede parte da absorção de gordura e retarda a absorção de glicose. Ajuda a prevenir o câncer de cólon e a constipação.


Soja


Rica em proteína e em sais minerais, aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres, aliviando os sintomas da menopausa.


Aveia


Rica em fibra solúvel, que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade. Contém uma espécie de goma, que envolve as moléculas gordurosas, dificultando sua absorção pelo organismo e reduzindo a gordura circulante no sangue.


Gérmen de trigo


Contém vitaminas dos grupos A, B, D, K e, principalmente, E, que regenera os tecidos e regula o ciclo menstrual.


Quinoa


Muito nutritiva e rica em aminoácidos essenciais. É uma excelente fonte de proteína de origem vegetal.


Açúcar mascavo


É o açúcar da cana integral, que não passou ainda pelos processos de refino e industrialização. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas outras vitaminas, que não são encontrados no açúcar refinado.


Guaraná


Eficaz contra o esgotamento físico e mental.


Gergelim


Excelente fonte de cálcio, fortalece unhas, ossos e dentes.


Levedo de cerveja


Suplemento alimentar muito rico, pois nele se encontram muitas vitaminas, muitos aminoácidos e minerais. É a maior fonte natural de vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, da pele, dos olhos, dos cabelos, do fígado e da boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.


Linhaça


A linhaça é rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6. Eles auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias, além de prevenir alguns tipos de câncer e melhorar o funcionamento intestinal. Ele também contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e tem propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular.

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário