Será que precisamos beber sempre que fizemos exercícios?
Normalmente sim, mas depende um pouco da situação.
Devemos nos manter sempre hidratados mas cuidado, água demais faz mal!
Podemos observar algumas situações:
controle de peso antes e após os exercícios:
pesar antes e pesar depois, com a bexiga vazia e sem roupa (ou o mínimo) e corpo seco (sem camisas molhadas, etc)
acrescente a este valor a quantidade de líquido que você ingeriu durante a atividade
ex: peso inicial 70kg – peso final 69kg: diferença de 1,0kg (1,4% do peso total) + 2 copos de líquido (200mL cada= 400mL) Total= 1,4 litros de perda, o que representa 2% do peso corporal inicial.
Bem, as perdas variam de acordo com o tipo de atividade física, com a temperatura ambiente, com a umidade relativa do ar, etc
O importante é sabermos que quanto maior a perda de líquido, maior o prejuízo na performance e também maior o risco para a saúde.
Até 1,0% de perda corporal por desidratação, os riscos são menores e você pode manter o consumo apenas de água. Porém, se suas perdas são superiores a 1% mantenha-se em alerta, hidrate-se mais e comece a considerar o uso de bebidas hidroeletrolíticas (rehidratantes), principalmente se sua perda é igual ou superior a 2%. Estas bebidas contém sais minerais e carboidratos que facilitam a reabsorção de líquido para as células, o que minimiza o risco.
Caso você esteja impedido de pesar, observe a cor da urina. Quanto mais amarela após o exercício, mais desidratado você ficou. Procure ingerir líquidos durante para evitar perdas expressivas.
O ideal é beber durante para não deixar chegar ao estado de desidratação.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário