Intuito do encontro é discutir os planos e as estratégias para monitorar as medidas que serão omadas para a preparação do País
Nesta quinta-feira, (13), teve inicio o 4o encontro da Câmara Temática da Saúde para Copa do Mundo de 2014. O intuito do encontro é discutir os planos e as estratégias para monitorar as medidas que serão tomadas para a preparação do País.
Na área de vigilância, por exemplo, um dos objetivos é reduzir, ao mínimo possível, o risco de surtos alimentares, que são as ocorrências mais comuns em grandes encontros.
Outro foco são os estabelecimentos, como hotéis e similares, que podem trazer risco à saúde dos viajantes que estarão no país. Nestes casos, o risco pode estar ligado a aspectos como qualidade da água, limpeza do sistema de ar condicionado, entre outros.
Já na área de urgência e emergência, a preocupação é preparar a rede de assistência para o atendimento de um maior volume de pessoas durante a Copa.
Os planos para a área de saúde vão considerar as especificidades de cada região. Enquanto na região Sul o risco à saúde está mais ligado às doenças típicas do inverno, a região Norte terá que lidar com o controle de doenças, como a malária e a leishmaniose. Já no Nordeste, um dos desafios é a coordenação das ações preventivas durante a Copa e as festas Juninas, bastante características da região e que ocorrerão simultaneamente aos jogos.
O encontro está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 80 participantes. Nesta sexta-feira, (14), os participantes estão visitando o Centro de Operações do Rio de Janeiro para conhecer a experiência na coordenação e monitoramento de grandes eventos.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário