Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudo mostra efeito terapêutico do Santo Daime na recuperação de dependentes químicos

De acordo com psicólogo, ritual ajuda a tomar consciência de sua condição e o que fazer para mudar, mas alerta para desconhecimento sobre efeitos das substâncias presentes no chá


O ritual religioso Ayahuasca, mais conhecido como Santo Daime, tem sido usado para a recuperação de moradores de rua de São Paulo que são dependentes químicos. A prática foi analisada pelo psicólogo Bruno Ramos Gomes, em um estudo desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, o ritual, de fato, tem efeitos terapêuticos.

— É importante ressaltar que os efeitos da terapia estão menos ligados à substância do chá do que à experiência simbólica do ritual. O centro dessa modalidade terápica está no elemento religioso e sagrado — afirma Gomes.

O psicólogo acompanhou o processo de recuperação de um morador de rua alcoólatra, que havia descoberto há pouco tempo que era soropositivo. A partir dos relatos do paciente, Gomes observou que ele estava consciente de que não se curaria do HIV e que a terapia não iria fazer com que ele parasse de beber, mas o ritual ajudou a fazê-lo entender o que o levou àquela situação. Dessa forma, conforme o pesquisador, é possível concluir que o ritual age na construção de ideais morais e, com isso, indica em que sentido cada um deve agir para modificar sua situação.

— Os rituais e o ambiente inédito de retiro espiritual em um sítio do interior de São Paulo contribuíram para uma experiência significativa para essas pessoas, fez elas refletirem sobre a causa de sua situação e o que fazer para alterá-la — comenta.

Composto por uma mistura de plantas amazônicas, o chá do Santo Daime é o elemento central de um ritual xamânico herdado da cultura indígena. O ritual religioso do Santo Daime foi regulamentado no Brasil em 2006. Contudo, seu uso terapêutico precisa de comprovações científicas, já que pouco se sabe sobre as substâncias presentes em seu preparo.

— Existe o risco de interação medicamentosa, ou seja, caso o chá seja ingerido por um paciente que se medica com antidepressivos e outros medicamentos, a bebida pode interagir negativamente com esses remédios, mas pouco se conhece sobre isso — avalia o pesquisador.

Fonte Zero Hora

2 comentários:

  1. Viva as Curas! É bom lembrar que o Santo Daime(Ayahausca), só "Ajuda quem quer ser Ajudado!
    www.umbandaime.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo em grau, gênero e espécie meu irmão. Obrigado.

    ResponderExcluir