Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Previsão de verão com mães-d'água alerta para queimaduras

Pouca chuva e calor podem contribuir para atrair animais

Águas claras em tons esverdeados, com pouca correnteza, em dias de calor, são convidativas para um banho de mar. Mas não só os veranistas são atraídos para o litoral: as águas-vivas se proliferam em verões quentes e secos, como promete ser a nova temporada.

Segundo a oceanógrafa Anette Kümmel Duarte, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), as águas-vivas — também chamadas de mães-d'água ou medusas — são trazidas para a costa gaúcha pelas correntes de águas quentes que chegam do norte, em busca de alimentos e para a reprodução.

— É preciso tomar cuidado, porque algumas conseguem sobreviver por algum tempo mesmo fora do mar. Elas conseguem se regenerar com muita facilidade — explica.

Neste mês, com o calor e uma virada no vento e na correnteza, milhares delas foram vistas na praia do Cassino, em Rio Grande, sul do Estado.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia, o verão terá pouca chuva. O litoral gaúcho já apresenta déficit de precipitações, deixando o mar mais salgado e atraindo águas-vivas. As condições para o aparecimento desses animais só não são maiores em função da baixa temperatura da água.

O que fazer
Para quem for atingido pelos tentáculos das águas-vivas — onde está o veneno que causa a queimadura — a dica é não esfregar o local, nem passar água doce, que pioram a dor.

— Deve-se retirar o tentáculo e passar uma compressa de gelo ou vinagre. O ferimento também pode ser lavado com água do mar — explica a dermatologista Marina Valério.

Caso a dor permaneça, é importante procurar atendimento médico.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário