Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Portugal: MP investiga caso de criança com várias malformações não detectadas nas ecografias

O Ministério Público está a investigar o caso de uma criança que nasceu com múltiplas malformações físicas e mentais, inclusivamente sem queixo e com as pernas ao contrário, alegadamente sem o obstetra ter detetado as deficiências nas ecografias.

A menina nasceu em janeiro deste ano, no Hospital Amadora-Sintra. A mãe, Laura, foi seguida durante a gestação no Centro de Saúde da Amadora, mas as ecografias foram realizadas na clínica Rui Machado - Centro de Imagiologia da Amadora, com o qual a instituição pública tem um protocolo.

“As ecografias eram muito rápidas e eram feitas em minutos”, contou Laura à agência Lusa, acrescentando que nunca lhe disseram para fazer a ecografia morfológica, recomendada por volta das 22 semanas para estudar detalhadamente a estrutura fetal.

Os exames foram feitos na clínica privada pelo médico Artur Carvalho e depois vistas pelo médico de medicina familiar do centro de saúde.

“O médico [do centro de saúde] nunca identificou nada. Só olhava para os relatórios e dizia que estava tudo normal”, afirmou.

Na altura, Laura sentiu-se pouco e mal acompanhada, pelo que tomou a iniciativa de ir ao Hospital Amadora-Sintra, às 38 semanas de gestação.

Ao analisar uma ecografia, um médico disse-lhe que “algo não estava bem” e marcou uma cesariana de urgência, já que a criança estava sentada e isso impossibilitava o parto normal.

Segundo a mãe da criança, o parto foi rápido, mas no fim não a deixaram ver a bebé.

“Quando o pai viu a filha na incubadora foi horrível, teve um choque enorme. Ela nasceu com as pernas ao contrário” e os joelhos dobravam para a frente, “além de não ter queixo”, contou a mãe da criança.

“Ele não sabia como havia de me dizer, porque também estava em choque”, relembrou emocionada Laura.

Perante a gravidade das malformações, os médicos perguntaram aos pais se tinham feito todas as ecografias corretamente e se nada tinha sido detetado.

“Dava para perceber que os médicos me diziam que podia ter sido detetado durante a gravidez”, acredita Laura.

Na altura do nascimento, contou Laura, os problemas nas pernas e no queixo eram os únicos percetíveis, mas desde então apareceram outras deficiências.

A bebé Luana, hoje com dez meses, não tem céu da boca, sofre de uma hérnia no estômago - consequência de uma operação para ser alimentada por sonda – apresenta a coluna deformada, raramente se mexe ou reage a estímulos, não fala e passa a maioria do tempo internada no hospital.

“Ela não tem ainda diagnóstico porque os médicos não sabem o que é que ela tem. Dizem que é raro e não dão diagnóstico porque a vão estudando conforme ela vai crescendo”, explicou a mãe.

Laura tem a certeza de que não é caso único e contou que conheceu outras duas mães cujos bebés nasceram com múltiplas deficiências e que também foram seguidas na Clínica Rui Machado.

Para Laura, toda a atual situação podia ter sido evitada e, por isso, está decidida “a andar com isto para a frente”, por entender não ser correta a atuação do médico da clínica privada.

Os pais da Luana têm a ajuda de uma advogada da Segurança Social – por terem baixos rendimentos - e já apresentaram queixa na PSP da Amadora, que a encaminhou para o Ministério Público.

Junto do Ministério Público, a Lusa soube que foi aberto inquérito e solicitados elementos clínicos, nomeadamente ao Centro de Saúde da Amadora.

Contactado pela Lusa, o médico disse ter conhecimento do caso, mas desconhecer as anomalias da criança.

Para os pais, no entanto, esta é uma situação que poderia ter sido evitada. Querem que o médico que realizou as ecografias seja responsabilizado e obrigado a ajudar a criança, “para que no futuro não lhe falte nada”.

Atualmente só o pai da bebé trabalha, já que a mãe tem de ficar em casa para poder cuidar da filha. A criança recebe 59 euros de abono e a mãe outros 88 euros para cuidar dela.

Apesar de já ter sido alertada pelos médicos de que a criança “não vai ter um prazo de vida longo”, Laura mantém bem vivos os sonhos que sempre teve para a filha.

“Tenho muita esperança que ela seja operada às pernas, ande, vá para a escola, tenha amigos e muitos namorados”, diz a mãe.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário