Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O benefício da massagem para o bebê

Técnicas de massagem como a shantala trazem benefícios para a saúde da criança e aprofundam a relação com os pais

Deitada sobre as pernas do pai ou da mãe, Isabella Leal Gomes se acalma para desfrutar do toque carinhoso da mãe em sua pele macia. Diariamente, a menina de sete meses recebe massagens, em um momento de relaxamento em família.

Pais do bebê, o fisioterapeuta Douglas Gomes e a administradora Aline Zanchi Leal usam a shantala para massagear Isabella. A técnica indiana é uma opção recomendada para os pequenos. Feita com movimentos específicos, respeitando a linha hindu do estímulo energético, traz benefícios à saúde e fomenta uma relação mais próxima com a criança.

- A direção da massagem é feita seguindo a direção do fluxo energético, em movimentos de dentro para fora e da esquerda para direita - ensina a fisioterapeuta Rovana Boff, de uma clínica porto-alegrense que oferece cursos de shantala para pais.

Alívio de cólicas, gases e prisão de ventre, relaxamento, um sono mais tranquilo e melhoras na circulação estão entre os benefícios apontados pelos especialistas na técnica, além do estímulo ao desenvolvimento psicomotor.

No caso de Isabella, as massagens são diárias, feitas ao anoitecer, antes do banho. Os pais usam óleos para facilitar os movimentos e sossegam a filha. Douglas e Aline colocam uma música calma, sentam no chão, esticam as pernas e deitam a menina em cima. O toque começa pelo peito e barriga, passa pelos braços e pernas e chega às costas.

- A Isabella fica bem relaxada, calminha. Ela já se acostumou, inclusive fica mais agitada quando não ganha massagem - descreve a mãe, que credita a ausência de problemas intestinais e o bom sono da filha à shantala.

A sintonia com o bebê também é saudada, já que o toque, sempre envolto de carinho, ajuda os pais a entender melhor as reações e sentimentos dos rebentos. Pela massagem, ocorre uma troca de afeto.

- Nesse momento existe uma grande troca de amor e carinho, fortalecendo cada vez mais o vínculo afetivo. Existe o contato pele com pele, olho com olho - explica Rovana.


A importância do toque
O toque tem o poder de aproximar pais e bebês, independentemente da técnica usada. Psicóloga da maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Zaira Custódio indica benefícios dessa relação.

- O toque deixa mãe e bebê com a sensibilidade aumentada, um sentindo o carinho do outro. Passa um estímulo tátil e sensorial, fortalece a recepção de acolhimento, faz a criança se sentir mais aceita. No psicológico, a criança fica mais segura, tem mais conforto. Isso ajuda no seu desenvolvimento - explica Zaira.

A fisioterapeuta Rovana Boff destaca a importância da presença do pai nas massagens, nesta troca de carinho com o filho, já que, por questões naturais, a ligação da mãe com o bebê é mais próxima.


Massagem não deve ser forçada
Mais do que desempenhar a técnica corretamente, é preciso compreender as reações do bebê durante a shantala. Aconselhada para crianças desde as primeiras semanas de vida, a técnica pode ser aplicada diariamente. No entanto, quando o bebê está irritadiço, é melhor não forçar. Faz parte da sintonia entre pais e bebês saber fazer essa leitura.

- Durante a massagem, a atenção deve estar voltada para o bebê - reforça a professora de educação física e técnica em massoterapia Rosa Lia Santos Barbosa, que ministra cursos de shantala.

- Se os pais estiverem em um dia ruim, tristes, irritados é melhor não fazer a massagem também - completa a fisioterapeuta Rovana Boff.

Quando a criança tem quadro de febre ou resfriado é bom evitar a massagem, assim como no caso de diarreia, já que a shantala ativa a circulação e pode intensificar os quadros, como explica Rosa Lia. A professora salienta que, quando partem da mãe os movimentos, é importante a retirada de anéis, bijuterias e relógios para não machucar o bebê. A fim de evitar atritos, a massagem tem o auxílio de óleos puros. A preferência é por óleos vegetais.

A fisioterapeuta salienta a importância de não fazer muita força durante os movimentos e de respeitar os limites articulares do bebê. Em caso de crianças com refluxo, deve-se inclinar a cabeça na hora de massagear. O ambiente também faz diferença na shantala. Precisa ser tranquilo e acolhedor. No inverno, vale esquentar o recinto antes da massagem, já que o pequeno fica sem roupa.


Benefícios da shantala

Alívio de cólicas, prisão de ventre e gases

Auxilia no funcionamento do trato gastrointestinal

Atua diretamente no desenvolvimento psicomotor do bebê

Diminui dores e tensões musculares

Tem ação calmante e relaxante, gerando um sono mais duradouro e reparador

Aumenta a consciência corporal e coordenação motora

Aumenta a oxigenação nos tecidos

É um momento de troca de amor, aumentando vínculo mamãe-papai-bebê

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário