Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Relaxe no trânsito

Em vez de se estressar, aproveite o engarrafamento para relaxar o corpo

Final de ano é quase sinônimo de trânsito nas estradas para muitos brasileiros. Como não dá para fugir do congestionamento, o jeito é aproveitar o tempo parado. O alongamento, além de ajudar o corpo a encarar as diversas horas sentado, também é ótimo para relaxar a mente.

O professor de educação física Eduardo Okuhara Arruda e o ortopedista Rodrigo Amaral, do Instituto de Patologia da Coluna, dão dicas de alongamentos que podem ser feitos no carro. Mas lembre-se: é para fazer somente com o veículo parado.

1) Mova lateralmente o pescoço para o lado esquerdo em direção ao ombro e mantenha a posição de 10 a 15 segundos. Repita o alongamento do lado direito

2) Estenda e flexione os pés. Repita o movimento 15 vezes. Além de alongar, ajuda na circulação do sangue, principalmente se a viagem for longa

3) Gire os punhos lentamente

4) Coloque as mãos atrás da cabeça, elevando os cotovelos

5) Apoie a palma das mãos no vidro dianteiro com os dedos voltados para baixo por um período de 10 a 15 segundos

6) Mova circularmente os ombros para frente e para trás, de cinco a 10 vezes

7) Coloque o dorso das mãos embaixo das coxas e permaneça de 10 a 15 segundos

Ficar atento com as posturas durante o trajeto também é importante para evitar dores na coluna.

“Esteja sempre atento a um posicionamento mais ereto, mas sempre mantendo o conforto. Isto é garantido com apoios lombares e apoios cervicais, como pequenas almofadas entre o assento e a região inferior das costas, ou almofadas em formato de 'meia-lua' para descansar o pescoço”, afirma Rodrigo Amaral. O ortopedista também indica uma pausa a cada duas horas de trajeto.

“É preciso levantar-se e alongar o corpo”, recomenda.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário