Foto: Guto Gonçalves X-Fit MMA: mistura de luta e treino em circuito para ganhar condicionamento e corpo em forma |
Treinamento funcional, circuito, lutas: são essas algumas tendências em exercícios para ganhar saúde e entrar em forma neste ano
Durante todos os meses de 2011 você prometeu que iria começar uma atividade física. O tempo passou e você não se mexeu – ou começou e desistiu. Pode ser que esteja cansado da rotina de exercícios de sempre. Qualquer que seja o cenário, um novo ano inspira mudanças e com força de vontade e motivação você pode mudar o que incomoda e ir longe.
Para começar e não desistir, antes de tudo escolha um exercício de que goste.
“Ninguém faz uma atividade por muito tempo se não se identifica com ela”, diz o personal trainer e fisiologista Givanildo Matias, diretor da rede Test Trainer.
Antes de iniciar qualquer atividade, ele sugere que você se faça algumas perguntas: o que pretende com a atividade física? Perder peso? Ganhar condicionamento? É importante que o exercício seja lúdico?
“A partir dessas respostas o aluno vai encontrando um caminho para definir o que quer fazer. Sabemos que obstáculos existem e que não vão sair da frente tão facilmente – é preciso vencer o sono, a preguiça e a falta de tempo. Fazendo o que se gosta fica mais fácil manter a disciplina para malhar”.
Entre as atividades de 2011, as lutas marciais mereceram destaque – e a tendência continua em 2012.
“Com características mais recreativas, sem a intenção do combate propriamente dito, elas invadiram as academias. E são ótimas para melhorar o condicionamento físico, queimar calorias e trabalhar coordenação e equilíbrio sem serem maçantes”, explica Matias.
Então, para entrar em forma de um jeito motivador e diferente, aposte em atividades como boxe, muay thai (boxe tailandês), e MMA (Mixed Martial Arts).
O treinamento funcional também continua em alta. O objetivo da atividade é trabalhar aptidões como equilíbrio, flexibilidade, coordenação, força. Para isso, podem ser usados acessórios – como elástico, fitball, bases instáveis, barras, cones e halteres.
Até mesmo o peso do próprio corpo pode ser utilizado no treinamento funcional com ajuda de uma fita de suspensão – o TRX. A técnica proporciona ganho de força e tônus muscular, flexibilidade e gera equilíbrio e estabilidade da região abdominal. De baixo custo e manutenção, não requer uso de energia elétrica e/ou acessórios, podendo ser realizado em reduzido espaço físico.
Altamente motivador, o treino em circuito é outra boa pedida.
“De 30 a 40 minutos você realiza uma atividade física dinâmica e eficiente, perfeita para quem não tem muito tempo”, diz Regina Bento Oliveira, professora e consultora da Academia Contours.
O circuito é dividido em estações, com exercícios diferentes em cada uma e com pouco intervalo de tempo entre elas.
“Pode ser planejado em vários níveis: de iniciantes a avançados. E traz benefícios rápidos para emagrecimento, definição muscular e ganho de condicionamento”, atesta Regina.
Na Academia Competition, em São Paulo, a aposta é a aula de X-Fit MMA, que une lutas marciais e treinamento funcional e em circuito. Trata-se de uma atividade voltada para o condicionamento físico geral. “O ‘X’ representa 10 em numeral romano e faz referência às 10 capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, precisão e ritmo. O FIT representa functional intense training (treinamento funcional intenso)", explica o professor Alexandre Shimizu, especialista em treinamento funcional.
A modalidade é inspirada no treinamento de lutadores de vale-tudo. Mas para que ninguém se assuste com a proposta, o especialista avisa que cada aluno vai no seu ritmo.
“Trabalhamos por tempo e não por repetição em cada bloco de exercícios. Todo mundo pode participar”.
Escolha uma atividade de acordo com seu perfil, dedique-se a ela e feliz corpo novo!
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário