Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Paraguai declara emergência sanitária em região afetada por casos de febre aftosa

Doença ataca bovinos, ovinos e suínos, mas não os seres humanos

O governo do Paraguai decretou nesta quarta-feira (4) estado de emergência sanitária animal em um povoado do departamento (Estado) de San Pedro, no centro do país, onde há dois dias foi divulgada uma alta no número de casos de febre aftosa.
O decreto assinado pelo presidente Fernando Lugo determina a ativação do Sinaesa (Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal, mecanismo oficial que deverá implementar estado de quarentena em Aguaray-Amistad, cidade com altos índices de aftosa.

O Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal) reportou neste município, na última segunda-feira (2), o surgimento de um novo foco de aftosa em 23 cabeças de gado da fazenda "Nazareth", três meses depois da detecção desse mal em uma propriedade vizinha.

Oitavo maior exportador mundial de carne bovina, com um rebanho de 12,5 milhões de cabeças, o Paraguai estava em processo de recuperação de um primeiro episódio, registrado no ano passado e que levou ao sacrifício de 820 animais e à suspensão, de forma preventiva, de suas exportações de carne, segunda fonte de divisas do país, depois da soja.

O diretor do Senacsa, Daniel Rojas, afirmou nota oficial que o novo foco não afetará o comércio exterior com o Brasil e outros países vizinhos, nem o tráfego para portos do Mercosul.

O órgão comunicou este novo fato a órgãos internacionais do setor, e seus analistas esperam restabelecer o status do Paraguai de país livre da febre aftosa - perdido no foco anterior - em 18 meses.

A doença ataca bovinos, ovinos, suínos, caprinos e outros ruminantes, mas não os seres humanos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário