Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resolução de ano novo: tratar o tabagismo como doença

Os profissionais da saúde são o foco de uma nova campanha publicitária que tem por objetivo fazer as pessoas pararem de fumar. O Programa de Cessação do Tabagismo de Manhattan está estimulando profissionais da saúde a tomar como resolução de ano novo tratar o tabagismo como doença crônica.

"A cada ano, as pessoas fazem mudanças positivas na virada do calendário", diz Donna Shelley, M.D., professora clínica associada da Faculdade de Odontologia e Faculdade de Medicina da NYU. "Os profissionais da saúde ocupam uma posição que pode ajudar significativamente os fumantes se eles mesmos se comprometerem com uma mudança positiva e passarem a tratar o tabagismo como uma doença crônica".

Logo após o ano novo, o Programa de Cessação do Tabagismo de Manhattan, da Faculdade de Odontologia da NYU, lançou uma enxurrada de impressos e anúncios na Internet. "Tabagismo é uma Doença" mostra um cigarro recebendo uma injeção e diz aos profissionais da saúde "Trate-a!". Os clínicos são dirigidos ao site http://www.talktoyourpatients.org/ (em inglês), que mantém recursos adicionais para ajudar os profissionais da saúde a dar apoio aos pacientes que fumam.

"Tabagismo é uma doença" é a terceira fase da campanha premiada "Não se cale sobre o tabagismo”, lançada em 2008 por 19 centros de cessação em todo o estado de Nova York. Enquanto a maioria dos esforços antitabagismo se volta para fumantes, "Tabagismo é uma Doença" fala diretamente com médicos, enfermeiros e seus assistentes.

"Os médicos devem aproveitar todas as oportunidades para ajudar os pacientes a parar de fumar", diz Dra. Shelley. "Fumar é uma condição crônica e reincidente. Fumantes precisam que seus médicos lhes perguntem sobre o tabagismo, os aconselhem a parar e os assistam com o tratamento eficaz. O anúncio pretende lembrar aos clínicos de sua responsabilidade em ajudar os pacientes e informar aos médicos sobre o impacto positivo que eles podem exercer na saúde dos fumantes".

Dra. Shelley acrescenta: "Os médicos precisam considerar o tratamento do uso de tabaco pelos fumantes tão importante quanto o tratamento das doenças crônicas, como doença cardíaca, diabetes, câncer e hipertensão".

De acordo com a Associação Americana do Coração, calcula-se que 24,8 milhões de homens (23,1%) e 21,1 milhões de mulheres (18,3%) nos Estados Unidos sejam fumantes, o que lhes confere um risco mais alto de ataque cardíaco e derrame.

Os profissionais de saúde da linha de frente no tratamento da adição ao tabaco incluem os dentistas do país. Dentistas encorajam técnicas de cessação do tabagismo para ajudar os pacientes a reduzir seu risco geral de ataque cardíaco, derrame ou câncer, incluindo o câncer bucal. Ocupam uma posição singular para aconselhar os pacientes sobre o uso de tabaco, uma vez que as pessoas normalmente consultam o dentista duas vezes ao ano.

A Associação Dental Americana recomenda diversos recursos e diretrizes para ajudar os pacientes a parar de fumar, por exemplo:

Determine uma data para parar e agarre-se a ela. Escolha uma época de pouco estresse para parar.

Peça o apoio de sua família, amigos e colegas de trabalho.

Pergunte ao seu dentista ou médico sobre terapia de substituição da nicotina para usar nas tentativas de cessação. O uso desses medicamentos pode dobrar suas chances de parar de fumar.

Remova o tabaco e toda parafernália a ele relacionada de sua casa, escritório e carro. Busque ambientes livres de tabaco para evitar as tentações. Exercite-se. Com isso você pode se sentir melhor com você mesmo e sua decisão de parar de fumar.

Quando desejar usar tabaco, exercite as seguintes quatro dicas: espere – o desejo passa em 5-10 minutos; beba água – ela ajuda a eliminar as toxinas do seu corpo; faça alguma outra coisa – distraia-se estando ativo; e respire fundo – inspirações e expirações profundas são relaxantes.

Anteveja os problemas e tenha um plano realista para lidar com os desafios.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário