Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nutrólogo dá dicas para evitar problemas alimentares no verão

Descuidos com a dieta podem acarretar intoxicação, desidratação e infecções


Durante o verão,  quando as pessoas mudam a rotina e comem fora com maior frequência (muitas vezes, na beira da praia), descuidos com a alimentação são comuns, às vezes podendo causar desidratação, intoxicações alimentares, infecções e problemas gastrointestinais.

— Na beira da praia, as pessoas costumam consumir álcool, refrigerantes, alimentos calóricos e frituras, aumentando os riscos para a saúde — afirma o doutor Celso Cukier, nutrólogo do Hospital São Luiz, de São Paulo.
 
Nesse período do ano, o organismo gasta mais energia e perde mais líquido, por isso é fundamental hidratar-se com frequência. Segundo o nutrólogo, ao contrário dos refrigerantes e bebidas alcoolicas, que devem ser ingeridos com moderação, a água deve ser o líquido principal. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para refrescar e hidratar o corpo. Cukier frisa que a água de coco,rica em vitaminas e sais minerais e considerada um isotônico natural, pode ser consumidapor crianças e adultos.

Priorize alimentos leves nas refeições
Na hora das refeições, mais saudável é dar preferência a alimentos mais leves, em especial os naturais, como frutas, verduras e legumes.

— Estes alimentos possuem uma concentração muito alta de fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes que são vitais para as funções do organismo e que atuam no metabolismo, na imunidade e são reguladores orgânicos. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes ele terá — afirma o médico.
 
Outro alimento que deve fazer parte das refeições de verão é peixe, mas tome cuidado na hora de preparar. Se feito frito ou à milanesa, o valor calórico pode aumentar muito. A maneira mais saudável de consumi-lo é grelhado, assado ou cozido. Os molhos de acompanhamento devem ser leves, com pouco óleo. Segundo o doutor Cukier, o peixe é um alimento que fornece ômega 3, subastância que reduz o colesterol e fornece cálcio para os ossos.
 
Quando bater a fome durante o dia, a dica é preparar sanduíches naturais, de preferência usando folhas verdes, tomate, cenoura, peito de peru, queijo branco, frango e atum. Modere o uso de queijo amarelo, salames ou presunto, que têm altos teores de gordura e sódio.

Outro cuidado importante para garantir uma refeição saudável é ficar atento à armazenagem dos alimentos. Principalmente no calor do verão, é fundamental manter a comida em locais limpos e bem refrigerados.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário