Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Calor e umidade fazem aumentar em até 50% as consultas em clínicas dermatológicas

Especialista explica como identificar e prevenir as doenças de pele mais comuns do verão


Sol e umidade em excesso, contato com ambientes com grande circulação de pessoas, praias e piscinas. Esses são alguns dos cenários propícios para o surgimento de doenças de pele no verão. Com a chegada da estação, é comum o aumento da transpiração e umidade do corpo, e, com isso, crescem os casos de micoses, frieiras e infecções bacterianas, além de irritações na pele como brotoejas e alergias de contato. Nessa época, estima-se que há um aumento de até 50% no número de consultas em clínicas dermatológicas no Brasil, decorrentes da umidade e exposição excessiva ao sol.

De acordo com José Antônio Sanches, dermatologista do Hospital do Coração em São Paulo, o calor e a umidade — próprios do verão — favorecem a proliferação de bactérias e fungos, principais causadores de doenças de pele.

— Com o uso de roupas úmidas por períodos prolongados como maiôs, shorts, biquínis e sungas, e maior frequência em clubes, piscinas, vestiários e praias no período do verão, onde há maior chance de contato com bactérias e fungos, muitas pessoas contraem doenças de pele comuns no verão, como frieiras, micoses, herpes labial, irritações cutâneas, entre outras — explica o especialista.

Algumas dessas doenças podem ser evitadas com atitudes simples, como escolher praias e clubes próprios para banho, evitar roupas e calçados úmidos e locais com grande número de pessoas, o que torna um agravante para o contágio.

Bicho geográfico
Segundo Sanches, o contato com a areia de praias frequentadas também por cães e gatos favorece a chance de contrair a larva migrans, conhecida como bicho geográfico, pois as larvas causadoras dessa parasitose encontram-se nas fezes desses animais. Além disso, em algumas regiões rurais e praias — principalmente do nordeste brasileiro — há ocorrência da tungíase, mais conhecida como bicho do pé. Já o uso de perfumes e determinados cosméticos, assim como contatos com plantas ou sucos — principalmente sumo de limão — em combinação com exposição solar desencadeia uma erupção denominada fitofotodermatose, uma espécie de queimadura solar que pode causar bolhas e manchas duradouras na pele afetada.

Brotoejas
No que diz respeito ao calor e à exposição excessiva ao sol pode haver o desenvolvimento das brotoejas, principalmente em crianças. A exposição solar aguda e intensa (mesmo em dias nublados), sem proteção solar, desencadeia queimaduras solares. O uso do protetor solar é muito importante para evitar o câncer da pele e o envelhecimento precoce, mas em alguns casos podem desencadear erupções acneiformes, por conta da oleosidade dos produtos.

Quando detectada alguma alteração na pele, o paciente deve procurar o auxílio de um dermatologista para fazer o diagnóstico correto e tratamento mais indicado para o seu problema.

— Algumas pessoas têm receitas caseiras e medicamentos que podem auxiliar na melhora da doença, porém não indicamos o uso de qualquer tipo de medicamento sem a prescrição médica, visto que muitos dos sintomas apresentados são semelhantes em doenças diferentes — completa Sanches.

Como prevenir doenças de pele no verão
:: Evite aglomerações em praias, piscinas, clubes;
:: Evite permanecer com roupas molhadas;
:: Use chinelos, sandálias de borracha em vestiários, clubes;
:: Evite praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não adequadamente tratadas, assim como praias frequentadas por cães e gatos;
:: Evite contato com sumo/sucos/produtos cosméticos antes e durante a exposição solar (a recomendação vale também para dias nublados);
:: Mantenha higiene adequada de todo corpo com frequência, assim como enxugar adequadamente as áreas de dobras e espaços entre os dedos dos pés.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário