Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Boas vindas à tecnologia de plasma na guerra contra a cárie

Jatos de plasma podem destruir as bactérias dentais que causam cárie enquanto poupam os dentes, cientistas relataram na edição de fevereiro/2011 do Journal of Medical Microbiology.

Os achados podem significar que a tecnologia de plasma será útil para a remoção de tecido infectado da cárie dentária, um procedimento que convencionalmente requer o uso de brocas motorizadas, afirmam os cientistas.

Cientistas do Instituto de Modificações de Superfície de Leibniz, Leipzig, e dentistas da Universidade de Saarland, Hamburgo, Alemanha, testaram a eficácia do plasma contra patógenos bucais comuns como o Streptococcus mutans e Lactobacillus casei. Essas bactérias formam filmes sobre a superfície dos dentes e têm a capacidade de corroer o esmalte dental e a dentina subjacente para causar a cárie.

Plasmas, o quarto estado da matéria após sólidos, líquidos e gases, apresentam um número crescente de aplicações médicas e técnicas, e dr. Stefan Rupf da Universidade de Saarland, que liderou a pesquisa, diz que desenvolvimentos recentes de plasmas frios mostraram grandes promessas de uso na odontologia.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário