Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de março de 2012

Descartar informações irrelevantes é tão importante como prestar atenção ao que se procura, explica pesquisa

Como seu cérebro identifica um objeto em especial quando você o está procurando?

A atenção, de acordo com pesquisadores, é um processo que afeta diversos centros especializados no cérebro e ignorar as informações é tão importante quanto saber o que se está à procura.

O estudo, feito por um grupo de neurocientistas da Universidade Carnigie Mellon, nos EUA, aponta que as partes do cérebro que procuram algo – um objeto de uma cor determinada por exemplo – trocam informações, neutralizando determinados processos e validando outros.

“Nós demonstramos que o processo é feito em partes a partir do mapeamento da informação visual que chega pelo olho”, diz Adam Greenberg, líder do estudo. “São mecanismos que no decorrer do processo vão acabar guiando o que deve ou não ser observado, facilitando as ações no mundo real”, completa Marlene Behrmann, outra autora envolvida no estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience.

A pesquisa observou – a partir de diversas tecnologias de mapeamento cerebral – quais regiões estavam envolvidas no processo e como elas trocavam informações durante testes que envolviam buscas guiadas.

“Nosso estudo levou à algumas conclusões, entre elas o fato de que é possível treinar o cérebro para que ele se torne cada vez mais eficiente em filtrar e descartar determinadas informações, tornando o processo cada vez mais eficaz”, indicam os autores, que trabalham em estudos para gerar novos dados sobre o tema

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário