Como seu cérebro identifica um objeto em especial quando você o está procurando?
A atenção, de acordo com pesquisadores, é um processo que afeta diversos centros especializados no cérebro e ignorar as informações é tão importante quanto saber o que se está à procura.
O estudo, feito por um grupo de neurocientistas da Universidade Carnigie Mellon, nos EUA, aponta que as partes do cérebro que procuram algo – um objeto de uma cor determinada por exemplo – trocam informações, neutralizando determinados processos e validando outros.
“Nós demonstramos que o processo é feito em partes a partir do mapeamento da informação visual que chega pelo olho”, diz Adam Greenberg, líder do estudo. “São mecanismos que no decorrer do processo vão acabar guiando o que deve ou não ser observado, facilitando as ações no mundo real”, completa Marlene Behrmann, outra autora envolvida no estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience.
A pesquisa observou – a partir de diversas tecnologias de mapeamento cerebral – quais regiões estavam envolvidas no processo e como elas trocavam informações durante testes que envolviam buscas guiadas.
“Nosso estudo levou à algumas conclusões, entre elas o fato de que é possível treinar o cérebro para que ele se torne cada vez mais eficiente em filtrar e descartar determinadas informações, tornando o processo cada vez mais eficaz”, indicam os autores, que trabalham em estudos para gerar novos dados sobre o tema
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário