Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de março de 2012

Mensagens de texto via celular podem levar à diminuição de vocabulário

Um estudo que procurou saber os efeitos do uso constante do SMS – mensagens de texto via celular – na linguagem escrita demonstrou que esse hábito pode modificar a forma de interpretar algumas palavras.

A pesquisa, conduzida por Joan Lee, da Universidade de Calgary, no Canadá, também revelou que as pessoas que usam muito texto via celular e com poucos hábitos de leitura têm maior reticência em adotar palavras novas em seu vocabulário cotidiano. Em compensação, os indivíduos que liam mais livros, revistas e jornais, mesmo com a limitação observada pela pesquisa, não demonstravam esse problema.

Lee partiu da observação da resposta de diversos entrevistados para um jogo com palavras onde eles classificavam o que lhes era mostrado como palavras “reais” ou “inventadas”.

De acordo com as pesquisadora, os indivíduos que afirmavam usar muito SMS e que não tinham hábito de leitura não somente eram mais restritos à palavras menos usadas no cotidiano, mas também tinham grande reticência de aceitar que elas eram reais mesmo após a indicação dos pesquisadores para o fato.

“Nossa hipótese é que o hábito de se comunicar por texto via celular faz com que as pessoas se sintam propensas a enxugar o número de palavras para se comunicar de forma mais rápida. Quando se deparam com palavras desconhecidas, eles simplesmente rejeitam a possibilidade daquela palavra existir”, afirma Lee.

Para a pesquisadora, a leitura de livros e revistas, por exemplo, expõem as pessoas ao uso criativo da linguagem. O SMS ao contrário, restringe em muito a linguagem, principalmente quando o grupo no qual ela está inserida também tem essa tendência de rejeição à novos termos. “A leitura encoraja a flexibilidade da linguagem e a tolerância para aprender novas palavras, algo que é importante durante toda a vida. Isso ajuda os leitores a desenvolverem habilidades que os favorece na hora de interpretar e gerar novos significados na sua linguagem coloquial”, diz.

Outro problema, diz a pesquisadora, é que as mensagens de texto via celular abusam dos termos abreviados, o que pode causar uma substituição gradual das palavras originais. O “textismo” – termo cunhado para descrever o hábito de usar mensagens de texto – também impede que os indivíduos desenvolvam as habilidades de conseguir cadenciar o texto que escrevem, já que a pontuação tem outra lógica para eles também, finaliza a pesquisadora

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário