Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de março de 2012

Salto alto pode causar problemas de coluna e articulações

Sempre presentes no guarda-roupa feminino, os sapatos de salto alto fazem parte da rotina feminina há décadas. Muitas mulheres justificam que, depois de tanto tempo de uso, o corpo se acostuma ao salto alto e não sentem nenhuma dor. Mas a fisiatra Christina May de Brito, alerta que o uso contínuo do salto alto pode trazer sérios problemas para a coluna e articulações.

“Quando se usa sapatos de salto alto, a mulher força a coluna e muda o eixo de gravidade para frente, diminuindo a base de apoio para os dedos dos pés – o chamado antepé formado pelo conjunto de ossos do metatarso –o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna) e da cadeia lombar (nas costas)”, diz a especialista que é coordenadora do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês.

Com o tempo também podem surgir problemas no joelho, causados pela ação de frear para manter o equilíbrio, e quadril, que afetam a marcha (o ritmo do andar) podendo gerar desequilíbrio e causando quedas. “Os riscos de entorse usando o salto são muito maiores. O tornozelo sofre bastante e pode até mesmo haver problemas mais graves”, aponta Christina.

Belas pernas, mas o pé…
E para as mulheres que acham que o salto as deixa mais bonitas que qualquer outro sapato, é bom lembrar: para toda vantagem há uma desvantatem. O salto alto favorece o aparecimento do “hallux vagus” que, apesar do nome sofisticado, não é nada além do famoso joanete, uma protuberância que pode alterar o posicionamento os dedos nas extremidades (dedão ou dedinho) levando à uma deformação no pé.

“No longo prazo o salto alto também favorece o aparecimento da artrite. Isso sem contar os problemas musculares na perna”, aponta a fisiatra.

Alternar tamanho do salto e fazer alongamentos ajuda
Mas não ache que é preciso jogar fora todos os sapatos de salto ou usá-los com sentimento de culpa. O segredo para tudo está no equilíbrio – não sobre os saltos, mas no uso deles.

“A primeira coisa é diminuir ao máximo o uso de saltos com mais de quatro centímetros de altura. Até essa altura, o risco de problemas de coluna é menor. É importante também alternar o uso de sapatos “rasteiros” e confortáveis para não acostumar a musculatura”, esclarece Christina, que recomenda também exercícios de alongamentos para a musculatura voltar à sua normalidade no final do dia, além de aliviar as dores nos pés.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário