Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de março de 2012

Emagrecer fica mais fácil quando temos companhia

Em um estudo sobre perda de peso, pesquisadores mostram que é mais fácil emagrecer quando estamos em grupo.

O estudo, realizado por pesquisadores do Hospital Miriam de Controle de Peso, o Centro de Pesquisas em Diabetes e da Faculdade de Medicina da Universidade Brown, todos nos EUA, se baseou em uma competição estadual sobre perda de peso. Participaram pessoas obesas e com sobrepeso.

Publicado no periódico Obesity, os resultados mostram que aqueles que perderam uma porcentagem mais significativa de peso, cerca de 5% do peso inicial, todos faziam parte da uma mesma equipe. As taxas de perda de peso eram maiores entre aqueles que reportaram aos autores a importância do convívio com os outro membros da equipe no processo.

“Nós já sabíamos que, em alguns casos, a obesidade é socialmente contagiosa. Mas agora temos evidências de que as mesmas redes sociais são também responsáveis pela perda de peso, particularmente, quando as pessoas se unem em grupos envolvidos em perda de peso por competição”, diz Tricia Leahey, principal autora do estudo. “No nosso estudo ficou claro que a perda de peso foi influenciada pelos membros dos grupos, talvez porque entre eles os participantes cobrem resultados, definindo metas e oferecendo estímulo e apoio.”

O estudo se baseou em um programa de 12 semanas de duração que consistia em três divisões: perda de peso, atividade física e contagem de passos. Grande parte dos 3,3 mil participantes se inscreveram nas três categorias. Eles eram indivíduos obesos ou com sobrepeso (índice de massa corporal de 31,2 ou mais), somando 987 equipes com média de cinco ou 11 participantes.

Chamou a atenção dos pesquisadores também o fato de, entre os participantes, aqueles que estavam obesos foram os que perderam mais peso em comparação aos com sobrepeso. Os líderes das equipes também foram os que mais perderam peso, possivelmente devido à sua maior motivação e engajamento.

“Perder peso parece ser contagiante”, destaca a autora. “Todos somos influenciados pelas pessoas à nossa volta. Então, se pudéssemos aproveitar esse efeito positivo, poderíamos criar um ambiente social capaz de ajudar as pessoas a perder peso”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário