Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de março de 2012

Adolescentes que dormem menos podem se dar melhor na escola, sugere estudo

O quanto se deve dormir? Popularmente todos têm uma resposta na ponta da língua. Aproximadamente oito horas. Mas nos últimos tempos pesquisadores têm cada vez menos fechando concenso sobre essa questão. Um estudo recente, por exemplo, feito por pesquisadores americanos mostrou que entre os 16 e os 18 anos um período de sete horas de sono noturno pode melhorar o desempenho acadêmico.

A pesquisa, feita pela Brigham Young University, comparou dois grupos de adolescentes que dormiam entre sete e novo horas diariamente e chegou a conclusão que dormir menos deixava os indivíduos desse grupo mais “ativos” intelectualmente.

“Não estamos falando em privação do sono, mas há uma otimização dos resultados acadêmicos naqueles com sono noturno de no máximo sete horas”, aponta Eric Eide, um dos pesquisadores envolvidos em uma série de estudos que procuram saber o impacto da duração do sono noturno na saúde e no desempenho em tarefas escolares.

Há uma série de parâmetros que dizem que é preciso deixar os adolescentes dormirem o quanto quiserem nessa idade. Mas o sono, apontam os pesquisadores, não é algo similar a uma dieta, onde você determina um padrão e tem resultados exatos.

Para testar a hipótese – publicada no periódico The Eastern Economics Journal – de que deveria haver um limite de horas dormidas pelos adolescentes, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 1,7 mil alunos em escolas primárias e secundárias.

Eles então observaram os índices acadêmicos de acordo com a variação na quantidade de horas dormidas. E mais horas de sono não necessariamente levava a um melhor desempenho em atividades intelectuais.

Os resultados iniciais da série de pesquisas apontou que entre 10 e 12 anos os adolescentes realmente devem dormir entre nove e nove horas e meia. A partir dos 12 anos até os 16, uma hora a menos (entre oito e oito horas e meia) levava a melhor desempenho acadêmicos. E a partir dos 16 anos, dormir em torno de sete horas tinha relações com melhores notas na escola.

“Não estamos dizendo que adolescentes têm pior desempenho porque dormem em excesso. Nem que se você acordar seu filho após cinco horas de sono isso vai fazê-lo o melhor aluno da classe. Estamos indicando que sete horas de sono de qualidade durante a noite já pode ser o suficiente e que dormir um pouco mais pode fazê-los demorar mais tempo para acordar e, talvez, não conseguirem acompanhar com a atenção devida o que lhes é ensinado pela manhã. Outra hipótese é que esses adolescentes que dormem mais pela manhã podem ir para cama mais tarde e diminuem o sono noturno que, como se sabe é a única maneira do cérebro produzir certos neurotransmissores que o faz trabalhar melhor durante o dia”, dizem os autores que trabalham em novos estudos para determinar a razão dessa discrepância entre os alunos que dormiam menos e aqueles com uma hora – ou mais – de sono.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário