Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de março de 2012

Ordem de Médicos da França move ações contra 'pai' da dieta Dukan

O médico Pierre Dukan, criador da célebre e controversa dieta que leva seu nome, é alvo de duas ações movidas pela Ordem dos Médicos da França e pelo departamento de Paris, que o acusam de descumprir o código de deontologia médica.

Dukan já foi descrito como o "Dr. Atkins francês" pela dieta ser centrada em proteínas e dividir os alimentos em categorias boas e más, mas com pouca base científica.

A mãe de Kate Middleton, Carole, foi uma das adeptas para chegar magra ao casamento da sua filha com o príncipe William. A dieta Duka é uma espécie de versão francesa do regime criado pelo americano Robert Atkins na década de 1960.

O programa alimemtar tem quatro fases. Na primeira, a pessoa come alimentos ricos em proteínas e livres de gorduras na quantidade que quiser, incluindo farelo de aveia.

Na segunda fase, são introduzidos legumes e verduras; a terceira acrescenta duas fatias de pão, uma porção de queijo e frutas, duas porções de carboidratos e refeições semanais de "comemoração", com vinho e sobremesa (a dieta é francesa, afinal).

Na fase final, são seis dias por semana de "vale tudo" e um dia de retorno à fase um, de proteínas apenas --pelo resto de sua vida.

A Associação Dietética Britânica tachou a dieta como uma das cinco piores de 2011.

PÚBLICO
As ações criticam o médico pela falta de prudência em suas declarações, de realizar uma promoção pessoal e de exercer a medicina como um comércio.

A ordem departamental de Paris, a qual o médico está vinculado, que promove seu método há mais de 30 anos, evoca o artigo 13 do código de deontologia médica, que estipula que "um médico deve ter cuidado com as repercussões de suas declarações entre o público e evitar nesta ocasião qualquer atitude publicitária, ou pessoal".

Sua proposta de instaurar uma opção antiobesidade no exame de fim de ensino médio, que levava o aluno que se mantivesse dentro da média de peso ideal nos dois últimos anos escolares a ganhar pontos, não havia levado em consideração as repercurssões para as jovens com sobrepeso ou com tendência anoréxica.

O CNOM (Conselho Nacional da Ordem de Médicos) anuncia ter apresentado uma ação para apoiar a ordem departamental.

Em sua demanda, o CNOM se refere ao artigo 19 do código de deontologia, segundo o qual a medicina não deve ser praticada como um comércio.

O doutor Dukan, cujo método se internacionalizou por livros e pela internet, acaba de deixar a França para iniciar uma grande viagem de promoção de seu último livro de receitas nos Estados Unidos, informa a Europe 1.

Seu livro "Não consigo emagrecer", publicado no ano 2000, foi traduzido em 14 idiomas em 32 países, de acordo com seus sites.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário