Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de março de 2012

SC: Hospital Santa Isabel realiza 96% dos transplantes de fígado

O resultado torna Santa Catarina o quarto local da federação em que mais se faz transplante de fígado e o quinto em transplante de rim

O Hospital Santa Isabel (HSI) de Blumenau é o responsável por 96% dos transplantes de fígado no Estado de Santa Catarina. O Registro Brasileiro de Transplantes publicado em dezembro do ano passado pela Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) registrou a marca de 25 doadores para cada milhão de pessoas (pmp). A média nacional é de 10 doadores pmp.

É a primeira vez que o HSI atinge a marca de realização de 100 transplantes renais e 100 hepáticos no período de um ano. Em 2011 foram feitos no Hospital Santa Isabel 102 transplantes renais. Em todo o Estado aconteceram 263 cirurgias como esta.

De acordo com o ranking, os transplantes renais e hepáticos são os principais procedimentos feitos no Brasil. Em ambos, Santa Catarina é destaque, com mais de 260 doações de rim e 100 de fígado. O resultado torna o Estado o quarto da federação em que mais se faz transplante de fígado e o quinto em transplante de rim.

São os familiares que autorizam a doação dos órgãos do parente falecido, muitas vezes em respeito à vontade de doar expressa pelo familiar em vida. Desejo que foi atendido por 64% das famílias entrevistadas sobre a possibilidade da doação. O percentual coloca Santa Catarina novamente em destaque nacional por ser o estado brasileiro com o menor índice de recusa familiar, principal causa da não concretização da doação de órgãos de potenciais doadores. Por isso, o passo principal para uma pessoa se tornar um doador é conversar com a família e deixar bem claro o desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito.

A maior parte dos órgãos doados é de pessoas falecidas, do sexo masculino, com idade entre 41 e 60 anos, vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário