Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de março de 2012

Exames: Urina Tipo I


O que é

Exame comum, que analisa a densidade, o PH, a glicose, as proteínas e diversos outros componentes da urina. É uma rotina de qualquer check-up.

Para que serve

Ajuda na investigação de infecções e/ou disfunções do sistema urinário e também no controle de doenças hipertensivas e metabólicas (como diabetes).

Como é feito

Através coleta simples, em um recipiente apropriado (fornecido pelo laboratório) da primeira urina da manhã. Pode ser feito em casa, desde que o exame seja levado ao laboratório em até 30 minutos.

Preparo

Pede-se limpeza da região genital, evitar colher a urina imediatamente antes, durante e imediatamente após a menstruação, evitar exercício físico intenso e informar do uso de medicamentos.

Valores de referência

São qualitativos e quantitativos. A urina não deve conter sangue (hemoglobina), proteínas, cetonas, glicose, bilirrubina, nitritos e bactérias. É normal a presença de raras/poucas: células epiteliais, cilindros hialinos e cristais de oxalato de cálcio.
Cor: amarelada
Aspecto: límpido
Odor: sui gêneris
pH: 5,5 a 6,5
Densidade: 1,010 a 1,025
Urobilinogênio: <1mg/dL
Leucócitos: até 10.000/m
Hemácias: até 10.000/ml

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário