Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quais atividades podem ajudar na reeducação postural?

Exercícios que fortalecem a musculatura e aumentem a flexibilidade melhoram a postura e a consciência corporal

Samara Queiroz, diretora-técnica das academias Runner:

"O sedentarismo faz com que o esqueleto vá se amontoando da maneira mais conveniente. Quando realizada de forma adequada, a atividade física proporciona fortalecimento muscular, tira a sobrecarga das articulações e, assim, dá sustentação correta ao corpo, o que resulta em um perfeito alinhamento e na melhora significativa da postura.

Para entender isso, é só imaginar um móbile: se ele está apenas apoiado no chão, os desvios acontecem de acordo com a ação da gravidade. Mas se estiver pendurado, todas as partes ficam no lugar certo. Essa é a função dos músculos, ou seja, sustentar o esqueleto de maneira alinhada."

Algumas atividades favorecem mais esse trabalho de reeducação postural. É o caso da musculação, que proporciona fortalecimento muscular; do alongamento, que relaxa e permite maior mobilidade, pois melhora a pressão nas articulações bem como os encurtamentos e, por fim, do pilates, do RPG e da ioga, que ajudam em todos esses pontos e ainda favorecem a consciência corporal, dando mais objetividade às demais atividades realizadas.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário