Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chuvas, férias e feriados prolongados reduzem estoques de sangue em Sergipe

Centro de Hemoterapia de Sergipe registrou uma redução de cerca de 30% nas doações de sangue este mês

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou uma redução de cerca de 30% nas doações de sangue este mês, o que pode interferir no atendimento da demanda transfusional realizada na rede hospitalar. Segundo informou a Secretaria de Saúde, os períodos de chuvas, férias e feriados prolongados são alguns dos fatores que sempre contribuem para a redução do número de candidatos à doação voluntária de sangue.

Para suprir o estoque, o Hemose está intensificando o cronograma de campanhas internas na unidade e externas através de parcerias. A meta é manter uma média de 120 coletas/dia na unidade. Atualmente, são coletadas cerca de 70 a 80 bolsas de sangue. De acordo com ação do agendamento de campanhas solicitadas junto ao Serviço Social, está previsto, até o final do mês, o comparecimento de grupos oriundos dos municípios de Boquim e São Domingos, Igreja Universal do Reino de Deus e do Sergipe Rugby.

Segundo Fátima Basto, assessora técnica do serviço de Captação de Doadores, as campanhas contribuem com o estoque, mas o número de doadores ainda não é o ideal para manter o estoque estratégico e garantir o atendimento das solicitações de sangue nos hospitais.

"Qualquer instituição pública ou privada pode reunir grupos de doadores para contribuir com a doação de sangue. Precisamos do apoio popular para garantir as bolsas de sangue que atendem, diariamente, os usuários do Sistema Único de Saúde", destacou Fátima.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário