Pepsi planeja composição de refrigerante mais saudável, gostoso e menos calórico (Foto: Mark Lennihan/AP) |
Nova fórmula é perseguida após aumento da preocupação com obesidade. Em maio, prefeito de Nova York propôs limitar a venda de grandes volumes.
As multinacionais americanas Coca-Cola Company e Pepsico estão em busca de um refrigerante sem calorias, adoçantes artificiais nem sabor ruim após o consumo.
Segundo as fabricantes, esse é o trio indispensável para acabar com as preocupações em torno dos produtos e reverter o declínio no consumo mundial de bebidas calóricas gaseificadas. Mas a tão sonhada fórmula mágica ainda pode levar anos para chegar ao mercado.
O empenho da Coca e da Pepsi vem dois meses após a proposta do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, de limitar a venda de refrigerantes em grandes quantidades em lanchonetes, restaurantes, carrinhos de rua e salas de cinema.
A medida pretende diminuir os índices de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares nos EUA. O texto foi encaminhado em maio ao Conselho de Saúde nova-iorquino e pode entrar em vigor a partir de março de 2013.
Bloomberg sugere limitar o volume de refrigerante a 473 mililitros e a pouco mais de 1 caloria por mililitro, tanto para garrafas quanto para copos. Mercados e supermercados não entram na lista, nem as bebidas dietéticas ou que têm pelo menos 50% de leite ou algum substituto.
A iniciativa provocou críticas da Coca-Cola – que diz ser transparente na informação sobre as calorias de seus produtos – e de moradores que a consideram uma intromissão exagerada do poder público em questões particulares. Mas o prefeito vê a causa como um problema de saúde pública.
Fonte G1
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