O estresse pode contribuir para que um câncer se espalhe pelos ossos, diz pesquisa publicada no periódico PLoS Biology.A pesquisa, feita pelo Centro Valderbilt de Biologia Óssea, partiu de dados coletados inicialmente com modelos animais e que foram observados após episódios estressantes. Os resultados demonstraram que o estresse aumenta o ambiente propício para que as células cancerosas se espalhem pelos ossos através da metástase – processo pelo qual as células cancerosas se espalham para diversos orgãos do corpo – de outros tipos de câncer.
“Nossa hipótese inicial era que a ativação de certas regiões do sistema nervoso poderia contribuir para a metástase. Mas agora sabemos que esse tipo de ativação – como o estresse – facilita o aparecimento do câncer de osso”, expica Florent Elefteriou, uma das autoras do estudo.
Além do estresse, a depressão pode também contribuir para esse tipo de problema. De acordo com os pesquisadores, a partir de células cancerosas típicas do câncer de mama, os modelos animais desenvolveram o câncer ósseo.
A causa mais provável, indicam os autores, é que o estresse psicológico – que como se sabe impacta também a saúde física – crie lesões nos ossos, facilitando que as células cancerosas na corrente sanguínea se instalem nessas regiões.
“Reduzir o estresse e os níveis de depressão em pacientes com câncer parece ser uma opção para evitar problemas maiores relacionados à metástase”, explica Elefteriou, cuja equipe trabalha agora em uma pesquisa para verificar se um medicamento relacionado com problemas cardíacos pode também interromper o processo observado na pesquisa publicada.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário