Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estresse pode piorar progressão do câncer ósseo

O estresse pode contribuir para que um câncer se espalhe pelos ossos, diz pesquisa publicada no periódico PLoS Biology.

A pesquisa, feita pelo Centro Valderbilt de Biologia Óssea, partiu de dados coletados inicialmente com modelos animais e que foram observados após episódios estressantes. Os resultados demonstraram que o estresse aumenta o ambiente propício para que as células cancerosas se espalhem pelos ossos através da metástase – processo pelo qual as células cancerosas se espalham para diversos orgãos do corpo – de outros tipos de câncer.

“Nossa hipótese inicial era que a ativação de certas regiões do sistema nervoso poderia contribuir para a metástase. Mas agora sabemos que esse tipo de ativação – como o estresse – facilita o aparecimento do câncer de osso”, expica Florent Elefteriou, uma das autoras do estudo.

Além do estresse, a depressão pode também contribuir para esse tipo de problema. De acordo com os pesquisadores, a partir de células cancerosas típicas do câncer de mama, os modelos animais desenvolveram o câncer ósseo.

A causa mais provável, indicam os autores, é que o estresse psicológico – que como se sabe impacta também a saúde física – crie lesões nos ossos, facilitando que as células cancerosas na corrente sanguínea se instalem nessas regiões.

“Reduzir o estresse e os níveis de depressão em pacientes com câncer parece ser uma opção para evitar problemas maiores relacionados à metástase”, explica Elefteriou, cuja equipe trabalha agora em uma pesquisa para verificar se um medicamento relacionado com problemas cardíacos pode também interromper o processo observado na pesquisa publicada.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário