Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tamanho dos seios possui relação com risco de câncer de mama

Estudo da 23andMe suporta concepção de que maior tamanho de mama na juventude tem relação com risco aumentado de câncer

Tamanho dos seios possui relação com risco de câncer de mama. É o que aponta estudo baseado em dados colhidos da plataforma de pesquisa on-line da companhia norte-americana de genética pessoal 23andMe.

O projeto identificou sete polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) significativamente associados com o tamanho da mama, incluindo três SNPs também correlacionados com o câncer de mama em um estudo de associação global do genoma (GWAS). Resultados foram publicados na BMC Medical Genetics e fornecem a primeira ligação genética concreta entre o tamanho dos seios e os riscos de câncer de mama.

Os achados se baseiam em análises de dados de 16,175 mulheres de ascendência européia cadastradas na 23andMe. A pesquisa comparou respostas das mulheres sobre tamanho do sutiã com dados genéticos de milhões de SNPs. A análise foi controlada por idade, ancestralidade genética, cirurgias de mama, "status" de aleitamento materno e histórico de gravidez.

Enquanto alguns fatores de morfologia da mama, tais como densidade, são conhecidos por estarem diretamente implicados no câncer de mama, a relação entre o tamanho dos seios e o câncer é menos clara. Embora o tamanho da mama seja hereditário, segundo os pesquisadores, o presente estudo é o primeiro a identificar variantes genéticas relacionadas a diferenças no tamanho dos seios.

"Os resultados deste estudo mostram que alguns dos mesmos caminhos biológicos subjacentes ao desenvolvimento normal da mama, também se relacionam ao desenvolvimento do câncer de mama", diz o principal autor do projeto Nicholas Eriksson. "Alguns estudos descobriram que um maior tamanho de mama durante a juventude se relaciona com um risco ligeiramente maior para câncer de mama. Os fatores genéticos que encontramos dão suporte a esta concepção de que o tamanho dos seios e o câncer de mama estão relacionados."

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário