Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Momentos de descanso estão relacionados com melhorias na aprendizagem

Estudo sugere que introspecção consciente pode motivar, diminuir ansiedade e melhorar desempenho de estudantes

Momentos de descanso e reflexão estão relacionados com melhorias na auto-percepção, aprendizagem e memória. É o que afirmam pesquisadores dos Estados Unidos, que alertam para a importância da introspecção em uma sociedade cada vez mais acelerada e com maior demanda por produtividade. A revisão de estudos foi publicada na revista Perspectives on Psychological Science, da Association for Psychological Science.

"Nós nos concentramos no mundo exterior, na educação e não olhamos muito para nosso 'interior', não nos centramos em nossas habilidades reflexivas", diz a pesquisadora envolvida no estudo Helen Immordino-Yang, da University of Southern California. "O foco para 'nosso interior' afeta a maneira como construímos memórias, sentidos e transformamos o que aprendemos para aplicar em novos contextos", continua.

Os autores do estudo alertam para a importância de buscar um equilíbrio saudável entre a "atenção externa" - o que, por exemplo, uma pessoa precisa aprender e colocar em prática em sala de aula - com momentos de reflexão. A equipe de pesquisa argumenta que a introspecção consciente pode se tornar uma parte efetiva dos currículos escolares, proporcionando aos alunos habilidades que eles precisam para desenvolver um processo reflexivo construtivo e produtivo.

A pesquisa indica que quando é dado às crianças tempo para reflexão, elas muitas vezes tornam-se mais motivadas e menos ansiosas. Além disso, apresentam melhor desempenho em testes e desenvolvem maior capacidade para planejar o futuro.

Segundo os autores, talvez a conclusão mais importante a ser extraída da pesquisa é que tempo de descanso não é ociosidade.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário