Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cirurgia robótica através da boca é mais eficaz na remoção de tumores da laringe

Pesquisa revela que técnica é mais segura, causa menos risco de complicações e reduz tempo de internação para os pacientes
 
A cirurgia robótica através da boca é uma maneira segura e eficaz para remover tumores de garganta e da laringe, de acordo com um estudo realizado por cirurgiões da Ohio State University, nos EUA.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo é o primeiro a mostrar a eficácia e segurança da cirurgia robótica transoral para laringectomia supraglótica.
 
A equipe, liderada por Enver Ozer, examinou os resultados preliminares de 13 pacientes com tumores de cabeça e pescoço localizados na região do pescoço entre a base da língua e um pouco acima das cordas vocais, uma área conhecida como a região supraglótica.
 
O estudo verificou que a utilização da cirurgia robótica para remover esses tumores através da boca levou cerca de 25 minutos, em média, e que a perda de sangue foi mínima. Nenhuma complicação cirúrgica foi encontrada e 11 dos 13 pacientes poderiam recbeer uma dieta oral no prazo de 24 horas.

A prática atual, no entanto, que remove estes tumores através de cirurgia aberta no pescoço, pode demorar cerca de 4 horas, requer 7 a 10 dias, em média, de hospitalização e necessita de um tubo de traqueostomia e um tubo no estômago.
 
"A técnica robótica transoral significa menos tempo sob efeito de anestesia, menos risco de complicações e menor tempo de internação para esses pacientes. Isso também significa que não há incisões cirúrgicas externas para o paciente e uma melhor visualização 3D do tumor para o cirurgião", afirma Ozer.
 
Os casos analisados nesta pesquisa foram parte de um grande estudo prospectivo de 126 pacientes submetidos à cirurgia robótica transoral entre 2008 e 2011.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário