Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mudança alimentar pode reduzir colesterol em 20%

O colesterol é uma gordura importante na constituição das membranas de todas as células do organismo. Ela também é a matéria-prima para a formação de hormônios fabricados nos ovários e testículos.
 
O colesterol é produzido pelas células intestinais e pelo fígado. Porém, uma alimentação rica em gordura e o sedentarismo podem ajudar a elevar seu nível, proporcionando o surgimento de placas de gorduras nas paredes das artérias. No entanto, recentes pesquisas descobriram que comer corretamente pode ser mais eficaz do que o uso da estatina, droga usada para controlar problemas de colesterol.
 
Os especialistas recomendam cortar alimentos gordurosos do cardápio e incluir , vegetais em seu lugar. Essa medida pode diminuir em até 20% os índices de gordura no sangue.
 
A alimentação correta é diminuir o consumo de gordura de origem animal, comer mais fibras e alimentos com fitoesterois (compostos presentes em óleos vegetais e adicionados a margarinas).
 
Alimentos como carnes gordas, toucinho, frios, salsicha, presunto, salame, camarão, lagosta, óleo de dendê, leite integral, manteiga, queijos amarelos, creme de leite, chocolates e muitos outros elevam o colesterol.
 
Para ajudar a baixá-lo, o cardápio deve ser rico em margarinas dietéticas, leites e iogurtes desnatados, queijo tipo minas, ricota e cottage, peixes, frango, verduras, legumes e frutas. A alimentação deve ser rica em assados, grelhados, cozidos e ensopados.
 
A cebola e o alho também são bem vindos, pois estudos comprovam que eles reduzem o colesterol.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário