Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estudo traça o mapa de infecções da diarreia em todo o mundo


Bactéria Shigella
Condições sanitárias básicas dos países mudam perfil das bactérias em diferentes processos infecciosos, diz pesquisa
 
Um importante agente causador de doenças infecciosas diarreicas foi mapeado por pesquisadores nos quatro continentes.

A pesquisa sobre a bactéria Shigella acaba de gerar um artigo na prestigiosa revista Nature Genetics.

O estudo, realizado colaborativamente com pesquisadores de vários países, entre eles o Brasil, apontou que as condições sanitárias básicas dos países mudam o perfil das bactérias que promovem os diferentes processos infecciosos.
 
De acordo com o professor Wanderley Dias da Silveira, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que integrou o grupo de pesquisa, esta é a primeira investigação comparada com tantas amostras ao mesmo tempo. O trabalho envolveu ao todo 132 linhagens da bactéria Shigella, vindas de quatro continentes

, com o objetivo de estabelecer a sua origem, já que desencadeia surtos de diarreia infecciosa não somente em países subdesenvolvidos, mas também em países em desenvolvimento e desenvolvidos.
 
Dados do levantamento mostram que essas bactérias ainda levam a processos infecciosos e com o agravante de que às vezes uma espécie é substituída por outra. " Nos países desenvolvidos, anteriormente a Shigella flexneri, que era a espécie mais prevalente, foi aos poucos substituída pela Shigella sonnei" , afirma.
 
Diversas espécies de Shigella, comenta ele, são conhecidas. A sonnei é uma das mais importantes. Além de ter maior incidência e maior prevalência, dependendo do país no qual é feita a pesquisa, normalmente reflete as condições básicas de higiene e saúde da população.
 
" O nosso texto final demonstrou a resistência aos antibióticos na quase totalidade dos isolados responsáveis por este tipo de infecção e deve lançar luzes sobre os mecanismos de transmissão" , destaca.
 
As amostras foram analisadas em laboratórios do Reino Unido, Austrália e China.
 
A parte que coube ao Laboratório de Wanderley foi o desenho da experimentação, a cessão de amostras isoladas do Brasil (que compõem a coleção do seu laboratório), bem como a discussão da metodologia e colaborações no desenvolvimento do trabalho. O estudo foi realizado colaborativamente com pesquisadores de vários países, entre os quais do Reino Unido e da Austrália.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário