Drogas que atacam receptor EGFR, presente em alguns cânceres, reverteram demência em moscas de frutas e camundongos doentes
Cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory, nos EUA, descobriram que medicamentos usados para combater o câncer são capazes de reverter a perda de memória ligada à doença de Alzheimer.
A pesquisa mostrou que droga projetada para atacar EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico), presente em abundância em alguns cânceres, reverteu com eficácia a demência em moscas de frutas e camundongos com células do cérebro contendo a proteína do Alzheimer.
Os resultados, apresentados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram ainda que a maior ativação de EGFR nas células cerebrais agrava a perda de memória típica do Alzheimer, embora os detalhes dessa relação não sejam totalmente compreendidos.
A equipe, liderada por Yi Zhong, demonstrou que o tratamento de moscas de fruta com dois inibidores anticâncer de EGFR ao longo de uma semana evitou a perda de memória nos animais. Os resultados foram depois confirmados em modelos de ratos da doença de Alzheimer.
Segundo Zhong, ele e seus colegas foram surpreendidos pelos resultados tão promissores em um estágio muito inicial de pesquisa.
Apesar dos dados obtidos, a equipe sugere que testes adicionais com inibidores do EGFR ainda são necessários.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário