Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Medicamentos anticâncer revertem perda de memória ligada ao Alzheimer

Drogas que atacam receptor EGFR, presente em alguns cânceres, reverteram demência em moscas de frutas e camundongos doentes
 
Cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory, nos EUA, descobriram que medicamentos usados para combater o câncer são capazes de reverter a perda de memória ligada à doença de Alzheimer.
 
A pesquisa mostrou que droga projetada para atacar EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico), presente em abundância em alguns cânceres, reverteu com eficácia a demência em moscas de frutas e camundongos com células do cérebro contendo a proteína do Alzheimer.
 
Os resultados, apresentados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram ainda que a maior ativação de EGFR nas células cerebrais agrava a perda de memória típica do Alzheimer, embora os detalhes dessa relação não sejam totalmente compreendidos.
 
A equipe, liderada por Yi Zhong, demonstrou que o tratamento de moscas de fruta com dois inibidores anticâncer de EGFR ao longo de uma semana evitou a perda de memória nos animais. Os resultados foram depois confirmados em modelos de ratos da doença de Alzheimer.
 
Segundo Zhong, ele e seus colegas foram surpreendidos pelos resultados tão promissores em um estágio muito inicial de pesquisa.
 
Apesar dos dados obtidos, a equipe sugere que testes adicionais com inibidores do EGFR ainda são necessários.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário