Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dor do crescimento é a terceira queixa de dor mais recorrente em crianças

Os principais sintomas são dores recorrentes nos membros inferiores, com duração, intensidade e periodicidade variáveis, geralmente durante a noite, podendo interferir nas atividades diárias da criança.
 
Uma das dores mais comuns em crianças e adolescentes é a conhecida dor do crescimento, clinicamente chamada de dor musculoesquelética idiopática, por não ter nenhuma causa orgânica como uma inflamação. Essa dor acomete crianças, em especial dos 3 aos 12 anos, e é considerada a terceira causa de dor recorrente em crianças e adolescentes, após a cefaleia e dor abdominal.
 
Por se tratar de uma dor corriqueira, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estudou a fundo as causas e tratamentos da doença no “Consenso sobre Dores Pouco Valorizadas em Crianças”. O objetivo do consenso é analisar e estudar dores comuns que muitas vezes não recebem atenção.
 
Segundo especialistas, os sinais de alerta são dor localizada nos membros inferiores, como região anterior das coxas, pernas, panturrilhas e atrás do joelho, além da dor ser intensa e persistente principalmente durante a noite. A duração da dor pode variar de minutos até horas, sendo que, em média, 43% dos pacientes tem um episódio de dor por semana.
 
Vale ressaltar que, nesse caso, exames físicos, laboratoriais e radiológicos poderão apresentar resultados normais, porém, alguns sinais e sintomas deverão chamar atenção para diagnósticos diferenciados, como manifestações sistêmicas (febre, perda de peso), dor localizada e unilateral, dor à palpação muscular ou óssea, fraqueza muscular e alteração na maneira de andar.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário