Os municípios de Sambaíba, Raimundo das Mangabeiras e Loreto, no Maranhão, registraram 19 casos de meningite, com 1 morte. Sambaíba, a 900 quilômetros de São Luís, vive um surto da doença, com 13 casos, confirmou ontem a Superintendência de Vigilância Epidemiológica do Maranhão (Suvisa-MA).
Segundo dados da vigilância, outras duas mortes estão sob suspeita no município. O surto começou a ser investigado pela Suvisa-MA depois da morte de uma gestante.
O primeiro alerta foi dado pela Coordenação do Programa de Saúde de Sambaíba, que divulgou um relatório com a informação de que o município, que possui cerca de 5 mil habitantes, tinha registrado 15 casos e confirmando 3 mortes em decorrência da doença.
"Estamos acompanhando a situação com relatórios diários. As aulas nas escolas da cidade já foram suspensas para evitar um maior contágio", afirmou o coordenador Dorgival Pereira. "Já descobrimos que a origem é bacteriana, mas o Ministério da Saúde é que decidirá se vai enviar vacinas para imunizar toda a população", continuou,
Tratamento. Em nota divulgada ontem, a vigilância informou que todas as pessoas doentes estão sendo tratadas no Hospital de Urgência da cidade de Balsas, a 88 km de Sambaíba. Também divulgou que, por ter origem bacteriana, não há vacina para esse tipo de meningite.
Fonte Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário