Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Afinal, o que é virose?

Afinal, o que é virose? Marcos Porto/Agencia RBS
Crianças são as mais suscetíveis às viroses, junto com idosos
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Médico esclarece diagnóstico genérico, que às vezes incomoda pacientes

Virose. Diagnóstico tão frequente quanto duvidoso. Pacientes diagnosticados com viroses, quase sempre, suspeitam que o médico, na verdade, não sabem qual é a verdadeira causa dos sintomas. Mas não é bem assim.

O médico Alexandre de Matos Soeiro explica que virose é o nome genérico que se dá a qualquer infecção provocada por vírus no organismo e que pode acometer qualquer órgão: vias respiratórias, o trato intestinal e digestivo, os olhos. Assim, mal-estar generalizado, febre moderada, problemas estomacais e intestinais, falta de ar e tosse são elementos que podem caracterizar a virose.

— Em geral, um exame clínico bem feito é suficiente para que um médico diagnostique a virose. Isso inclui apalpação do abdômen, observação da garganta, nariz e ouvido, além de perguntas específicas ao paciente — diz Soeiro.

O médico informa que um mesmo vírus pode acometer várias partes do organismo e que, por isso, na maior parte das vezes, não é importante saber qual é esse vírus para tratar o paciente: o próprio organismo se encarrega de resolver a virose, que desaparece em até cinco dias.

Ele lembra que a ida ao médico é fundamental, pois é importante tratar os sintomas — como febre, mal estar, dores no corpo, tosse, irritação na garganta, diarreia e vômito — e acompanhar a evolução do quadro. As viroses reduzem a imunidade do organismo e podem facilitar a entrada de bactérias, causando infecções secundárias, que precisam ser evitadas. Se os sintomas não desaparecerem, ou piorarem, é vital voltar a procurar um médico.

Os vírus podem ser transmitidos pelo ar ou pelo contato com alimentos ou pessoas contaminadas. As viroses que acometem as vias respiratórias são mais comuns no inverno, quando o tempo está mais seco, o ar mais poluído e, por causa das temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficar mais em ambientes sem circulação de ar. Já no verão, as viroses do trato intestinal ou digestivo são mais frequentes.

Crianças e idosos são mais suscetíveis às viroses, mas ninguém está imune.

— Pela rotina, o estresse emocional, ambientes muito cheios de pessoas e alimentação inadequada, nossa imunidade fica comprometida — alerta o médico.

Fonte: AvalDoc

Por Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário