Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TI recebe nota 6 de gestores de saúde

Por Cláudio Giulliano Alves da costa
 
A média de uma enquete com líderes do setor, realizada pela IT Mídia, foi 5,86. "Para mim, uma TI que recebe nota abaixo de 6 inspira cuidados”, diz Cláudio Giulliano em seu blog
 
No Saúde Business Fórum deste ano, apresentamos o estudo “Antes da TI, a Estratégia em Saúde”. Veja mais detalhes em http://saudeweb.com.br/blogs/antes-da-ti-a-estrategica-em-saude.
 
Durante os dois intercâmbios de idéias nos quais apresentamos os achados desse estudo, tivemos a oportunidade de discutir “assuntos de TI” com Diretores e Superintendentes de hospitais e operadoras de plano de saúde, oriundos de diversas cidades do País.
 
No final, fizemos uma enquete muito simples e objetiva entre os presentes na sala. Abaixo estão os resultados encontrados.
 
1) Como você percebe a TI?
72,4% responderam que a TI é um “componente estratégico para o negócio” e 27,6% disseram que a TI é um “elemento de transformação positiva para o negócio”.
 
2) De 0 a 10, qual a nota que você dá ao desempenho da sua TI:
Resultado: média de 5,86.
 
3) Como você avalia o conhecimento do seu Diretor/Gerente de TI a cerca do negócio (Saúde)?
58,6% classificaram o conhecimento do Diretor/Gerente de TI sobre o negócio Saúde como intermediário; 20,7% como avançado e também 20,7% como básico.
 
Comentários dos resultados:
Sem mencionar se isso tem representatividade estatística, se a amostra foi corretamente definida ou qualquer outra discussão metodológica, para mim, uma TI que recebe nota abaixo de 6 “inspira cuidados”. Como sou um “professor” muito benevolente, no título deste post, arredondei para 6! Na minha escola primária, esse aluno ficaria em recuperação.
 
Acredito que a TI nos hospitais e operadoras de plano de saúde tem um desafio enorme. Pouco orçamento, muitos projetos, vários chefes e outros tantos problemas afetam o desempenho da TI nessas instituições, bem como atrapalham uma percepção mais positiva por parte da Diretoria.
 
É preciso investimento, muito mais conhecimento e transformação de cultura para que a TI na Saúde alcance os níveis sonhados, desejados e, indiscutivelmente, necessários; para que assim faça realmente a diferença no nosso setor!
 
E você? Qual a nota que você dá para a sua TI?
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário