Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Alerta: Sucos caseiros preparados com frutas e vegetais crus exigem cuidado redobrado

Conhecido como doutor Bactéria devido a qadro do programa de TV "Fantástico", o biomédico Roberto Martins Figueiredo alerta para riscos no consumo de sucos
 
Não é necessário ser um expert para saber que alguns alimentos e bebidas são mais consumidos quando as temperaturas sobem. É o caso de sucos. Com o calor, o consumo de sucos industrializados e frescos aumenta significativamente.
 
— E os problemas de intoxicação relacionados a esses alimentos também — alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como doutor Bactéria por causa de um quadro no Fantástico, da RBS TV.
 
Ele lembra que sucos caseiros preparados com frutas e vegetais crus exigem cuidado redobrado dos consumidores.
 
— As frutas e hortaliças devem ser devidamente higienizadas. Além de lavagem em água corrente, é necessário realizar uma desinfecção em água com cloro — ensina.
 
No Brasil, os sucos em embalagem longa vida são seguros, garante Figueiredo. Mas devem ser tomados cuidados com sucos frescos engarrafados em supermercados ou quiosques. Dependendo das condições de limpeza e higienização, esses sucos podem sofrer contaminação de agentes causadores de doenças.
 
Nos EUA, alguns sucos industrializados já foram responsáveis por surtos provocados por esses agentes contaminadores. Até mortes foram registradas.
 
— Um desses surtos foi ocasionado por um lote de suco de maçã contaminado por uma bactéria — diz.
 
Segundo ele, desde então a Food and Drugs Administration (FDA), entidade responsável pelo controle de alimentos e drogas nos Estados Unidos, propôs uma série de medidas para reduzir o risco de doenças provocadas por sucos industrializados, incluindo a adoção de pasteurização e outros processos de eliminação de microorganismos patogênicos.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário