Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Como controlar o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é uma doença mental grave, em que espisódios maníacos – humor anormalmente elevado, com sentimentos de euforia – são intercalados com episódios de depressão.
 
Pessoas com transtorno bipolar, geralmente, precisam ser tratados com estabilizadores de humor e outros medicamentos. Entretanto, a manutenção de um estilo de vida saudável também é importante. Comer direito, dormir regularmente e alguns outros hábitos saudáveis podem ajudar as pessoas com transtorno bipolar a controlar sua condição
 
Tome remédios
Tome a sua medicação diariamente, conforme prescrito pelo seu médico. Em geral, uma em cada três pessoas ficarão completamente livres dos sintomas de transtorno bipolar tomando os remédios estabilizadores de humor, como carbamazepina e lítio.
 
Exercício diário
Realizar atividade física moderada por 30 minutos diários ajuda no controle do humor.
 
Dieta balanceada
Certifique-se de que você está recebendo todos os nutrientes de que necessita. Comer refeições em horários regulares ajudarão a estabelecer uma rotina para reduzir o estresse diário.
 
Fuso horário
Se você está planejando viajar para longe, é importante consultar seu médico antes de ir. Viajar para outros fusos horários podem interromper sua programação de medicamentos e desencadear um episódio maníaco.
 
Durma bem
Mudanças em seus padrões de sono podem, às vezes, provocar um episódio maníaco ou depressivo. Faça todo o possível para manter a sua hora de dormir em um padrão, tanto para deitar quanto para levantar.
 
Evite álcool e drogas
Mesmo uma bebida pode atrapalhar o seu sono, mudar o seu humor ou interferir com os medicamentos, piorando os sintomas ou até mesmo desencadear um episódio.
 
Estresse no trabalho
Tente manter uma rotina regular de trabalho, assim o estresse não irá desencadear um episódio maníaco ou depressivo. Se o estresse no trabalho ou em casa é um problema, um aconselhamento psicológico pode ajudar. É importante programar algumas horas de lazer em seu dia, mesmo que seja por um curto período.
 
Cafeína e nicotina
A cafeína e a nicotina atuam como estimulantes, piorando os sintomas. Além disso, o excesso de cafeína pode mudar seus hábitos de dormir.
 
Tratamento
Começar o tratamento imediatamente irá ajudá-lo a gerenciar proativamente os sintomas de um episódio depressivo ou maníaco e evitar perturbações à sua vida. Muitas vezes você não percebe os primeiros sinais ou sintomas, por isso, alerte as pessoas mais próximas de você, para que elas percebam quando alguma situação diferente acontecer. Eles podem alertá-lo quando vêem uma mudança que sugere o início de um episódio de humor.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário