Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Paraná dobra estrutura do Samu para garantir atendimento no Litoral

Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar mais uma UTI móvel à disposição do Samu durante a temporada de verão.
Foto: SES/PR
Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar
mais uma UTI móvel à disposição do Samu durante
a temporada de verão
Região também conta com a Central de Regulação Médica do Litoral, que vai qualificar o atendimento em saúde
 
O governo do Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar mais uma UTI móvel à disposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a temporada de verão. Será a primeira temporada com o Samu Litoral em operação. A região também conta, a partir deste ano, com a Central de Regulação Médica do Litoral, que vai qualificar o atendimento em saúde.
 
" A Central será responsável por ordenar os atendimentos de urgência e emergência na região, possibilitando que o paciente seja atendido de forma ágil" , destacou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
 
O Samu Litoral em funcionamento desde julho, com sete ambulâncias de suporte básico distribuídas nos municípios da região e uma de UTI móvel posicionada em Paranaguá será reforçado durante a Operação Verão. Os profissionais poderão contar com mais sete ambulâncias de simples remoção (uma em cada município) e mais uma de UTI móvel, com base em Guaratuba.
 
Segundo o coordenador de Políticas de Urgência e Emergências da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, o solicitante será orientado pelo médico, que coordenará todo o processo pré-hospitalar. Caso haja necessidade, ambulância ou helicóptero será deslocado para prestar os primeiros socorros e encaminhar o paciente para uma unidade de referência.
 
Além disso, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) também estará em funcionamento, com três ambulâncias posicionadas nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
 
Nos feriados de Ano-Novo e Carnaval, o número de profissionais de saúde será ampliado, principalmente em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, que concentram o maior número de balneários. A ações tiveram início no Natal.
 
As mudanças fazem parte das ações da Operação Verão Paraná 2012-2013, lançada pelo governador Beto Richa, na quinta-feira (20), em Matinhos. Os principais postos de atendimento e hospitais de referência para atendimento no litoral começam a funcionar com reforço de profissionais. Haverá cerca de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos de enfermagem, além de ambulâncias, helicóptero, equipamentos, medicamentos e outros insumos de saúde.

Afogados
O Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Matinhos), volta a funcionar nesta Operação Verão. Situado em local estratégico, entre Pontal do Paraná e Guaratuba, a unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos.
 
Como no ano passado, o resgate no litoral também contará com aeronave do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR). Uma equipe médica estará de plantão no helicóptero nos fins de semana e feriados. Os casos mais graves serão encaminhados diretamente ao Hospital Regional do Litoral (Paranaguá) ou até mesmo para Curitiba.
 
O Hospital Regional do Litoral será a principal referência para alta complexidade na região. Com 162 leitos gerais e 21 leitos de UTI, o hospital também terá mais profissionais durante a temporada de verão. Serão dois enfermeiros, um médico e oito técnicos de enfermagem a mais para o pronto-socorro do hospital.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário