Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Indicador de doença inflamatória também é mais presente em pessoas com depressão

De acordo com pesquisadores da Dinamarca, pessoas que sofrem de depressão ou estresse psicológico apresentam maiores níveis sanguíneos da proteína C-reativa (PCR), indicador de doença inflamatória.
 
A pesquisa aponta que pessoas com maior PCR têm duas a três vezes mais risco de entrar em depressão. “Se o aumento de PCR é uma causa de depressão ou apenas um sinal da doença, ainda não sabemos”, aponta o pesquisador Borge Gronne Nordestgaard, do Copenhagen University Hospital.
 
Nordestgaard observou que níveis elevados de PCR estão ligados com um estilo de vida pouco saudável, pessoas obesas e com doenças crônicas.
 
Durante a pesquisa foram coletados dados de mais de 73 mil adultos que participaram de estudos populacionais em Copenhague.
 
A análise mostrou que entre as pessoas que tomam antidepressivos, as chances de ter níveis elevados de PCR foram quase três vezes maior do que para aqueles que não tomam esses medicamentos.Os níveis elevados de PCR também foram associados com mais do dobro de chance de internação por depressão.
 
Estudos anteriores sugeriram que o baixo grau de inflamação sistêmica pode contribuir para o desenvolvimento da depressão. “Mesmo que alguém que sofre de uma doença inflamatória possa não apresentar sintomas, é possível que essa condição leve à depressão”, explica Nordestgaard.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário