Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

'Criança não deve fazer dieta', diz médico americano

Crianças com sobrepeso não devem ser fazer dieta, de acordo com o médico clínico-geral Richard White, da Divisão de Medicina Interna e Medicina da Família da Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida (EUA).
 
Para ele, apesar de os pais não serem os únicos culpados pelos altos índices de obesidade infantil, é fundamental que a família adote um estilo de vida saudável para ajudar os filhos.
 
O IBGE mostrou aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos nas últimas três décadas. Para especialistas, o quadro brasileiro é comparável à epidemia de obesidade nos EUA.
 
Em entrevista à Folha, White fala sobre estratégias para prevenir o sobrepeso entre crianças.
 
Folha - Crianças com sobrepeso ou obesidade podem fazer dieta para emagrecer?
Richard White - Elas não devem fazer regime como os adultos, exceto em circunstâncias extremas. É melhor encorajar os pais a adotar um estilo de vida saudável, incluindo alterações nos tipos e nas quantidades de alimentos oferecidos às crianças. Com mudanças certas e atividade física regular, a maioria das crianças será capaz de chegar a um IMC (índice de massa corporal) saudável aproveitando o potencial de crescimento.
 
Quais são os riscos de a criança fazer dieta restritiva?
O principal problema são as deficiências de nutrientes e de vitaminas importantes para o crescimento. A dieta só deve ser indicada em caso de IMC muito alto ou quando há evidência clínica de pressão alta ou colesterol.
 
Muitas pesquisas tratam os pais como culpados pela obesidade dos seus filhos --há estudos que relacionam o excesso de peso durante a gravidez ao sobrepeso da criança, por exemplo. Até que ponto a obesidade infantil é culpa dos pais?
A obesidade é um problema muito complexo. Certamente os pais desempenham um papel muito importante na saúde de seus filhos. Mas muitos pais simplesmente não têm conhecimento ou recursos para fazer escolhas mais saudáveis para suas famílias. Também muitas culturas em nosso mundo desenvolveram uma indústria poderosa que promove produtos insalubres e desencoraja a atividade física.
 
Quanto exercício uma criança deve fazer?
Recomendamos 60 minutos por dia de atividades físicas.
 
Elas precisam aderir a um programa de atividade física regular, como aulas em uma academia ou na escola?
Encorajo os pais a envolverem seus filhos em aulas de esportes, mas entendo que isso não é viável para todas as famílias. Existem alternativas criativas que as famílias podem fazer para se tornarem mais ativas, como dançar ou fazer uma caminhada. As crianças também podem participar de brincadeiras simples, como correr ou pega-pega.
 
Quando a criança está com sobrepeso, como o pai deve agir? Ele deve falar para o filho que ele está gordo?
Os pais devem falar sobre o que é um peso saudável. Tento não usar o termo "gordo" ou "gordura" porque muitas vezes carrega estigmas sociais e pode ser mais prejudicial do que útil para a criança. É melhor sempre colocar a ênfase na saúde e no impacto que o hábito e as escolhas de estilo de vida podem ter sobre a saúde.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário