Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de janeiro de 2013

Estudo revela que a qualidade de vida dos pacientes artríticos é afetada pela doença

thumbs.sapo .pt  Estudo revela que a qualidade de vida dos pacientes artríticos é afetada pela doençaUm novo estudo publicado na edição on line do Arthritis Care & Research relata que a qualidade de vida dos pacientes adultos que sofrem com artrite reumatóide é inferior à de vida de adultos com a mesma idade, que não apresentam a doença. O estudo revela que tanto a saúde física, quanto a saúde mental são seriamente afetadas pela artrite reumatóide.
 
No estudo realizado por Sylvia Furner da Escola de Saúde Pública da Universidade de Illinois em Chicago, dados do Behavioral Risk Factor Surveillance System (BRFSS) foram comparados com a o índice de qualidade de vida dos adultos americanos com e sem artrite.
 
O BRFSS é um banco de dados das secretarias estaduais de saúde que reúne dados sobre qualidade de vida, demográficos e informações sobre os fatores de risco comportamentais de uma amostra representativa de adultos nos EUA. Questões relacionadas com a artrite reumatóide são incluídas na pesquisa anual nos anos ímpares, e o estudo de Furner usou dados de 2003, 2005 e 2007. Mais de 1 milhão de entrevistados foram incluídos na análise, durante o período de 3 anos do estudo.
 
Dos 27% entrevistados que relataram ter artrite reumatóide declararam um estado de saúde pior em comparação aos 12% dos participantes sem artrite. O número médio de dias de saúde física abalada (7 vs.3), de saúde mental afetada (5 vs.3), o total de dias insalubres (10 versículo 5), e os dias com atividades limitadas (4 vs.1) foi maior para indivíduos com artrite do que para aqueles sem a doença.
 
A análise mostrou que os valores para os cinco índices que avaliam a qualidade de vida foram 2-3 vezes piores em pessoas com artrite, em comparação com aqueles sem a doença. E dentre o grupo de pacientes com artrite reumatóide, os indivíduos que eram fisicamente ativos apresentaram índices de qualidade de vida significativamente melhores em comparação com aqueles que estavam inativos. Além disso, quem tinha artrite e conseguiu permanecer ativo apresentava menor probabilidade de relatar problemas de saúde graves.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário