Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de janeiro de 2013

É o momento de monitorar a qualidade

Pessoas do mundo inteiro aguardam ansiosas a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil. Para assegurar que, durante e depois dos eventos, turistas estrangeiros e brasileiros tenham acesso a serviços de qualidade, hotéis, restaurantes, clubes, cinemas, teatros e shoppings passam por vistorias.
 
Dados da Vigilância Sanitária do Distrito Federal apontam que metade dos estabelecimentos fiscalizados já foram notificados. Segundo o Gestor Técnico, Rodrigo Alfani, as empresas precisam implementar medidas de prevenção e controle para evitar riscos à saúde dos usuários dos serviços. “Além de treinamento dos funcionários e manutenção da higiene, é indicado fazer o monitoramento dos aspectos microbiológicos e físico-químicos em alimentos, água e ambientes climatizados. Os resultados dessas análises irão atestar a segurança alimentar e ambiental ou alertar sobre o risco de contaminações”, explica.
 
A Vigilância Sanitária recomenda a análise da água e do sistema de abastecimento do local, pelo menos a cada seis meses. “Conforme a Portaria MS nº 2914 de 12/12/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, a avaliação permite verificar se o sistema de armazenamento, como caixa de água, está livre de contaminações e se a água pode ser distribuída sem preocupações”, afirma Alfani. No caso das piscinas dos hotéis, a análise das bactérias, dos níveis de cloro e ph da água deve ser realizada mensalmente.
 
Alfani explica que os alimentos também podem apresentar riscos físicos, químicos e biológicos aos consumidores finais. “Essas contaminações ocorrem pelas condições inadequadas na produção e possíveis falhas nos sistemas de inspeção, conservação e distribuição dos produtos”. Por isso, se faz necessário monitorar a qualidade da matéria-prima dos alimentos, das comidas prontas e da higiene dos processos.“O uso de touca, máscara, luvas, com trocas a cada procedimento, são indispensáveis”, alerta o especialista.
 
Os estabelecimentos também devem estar atentos aos ambientes climatizados, realizando as análises como prevê a Resolução RE nº 09, de 16/01/2003 (ANVISA). Sem os devidos cuidados, o ar interno pode carregar poluentes químicos e biológicos, prejudiciais à saúde, como dióxido de carbono, fungos e bactérias. Para evitar essas complicações, a manutenção do ar condicionado e a análise de qualidade do ar devem ser realizadas a cada seis meses.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário