Além de um potente anti-inflamatório, o gengibre atua facilitando a digestão e evitando a produção de gases |
A causa pode ser prisão de ventre, estresse, alergias alimentares ou qualquer outro problema de saúde como intolerância a lactose ou problemas gastrointestinais. O fato é que ninguém gosta daquela sensação de barriga inchada, que pode durar horas.
O nutricionista David Grotto, no livro “101 Alimentos para uma vida plena” (Ed. Larousse) e a Clínica Mayo oferecem dicas de como evitar o inchaço e uma lista de alimentos que podem ajudar a reduzir o inchaço.
Mude de atitude
Escute o corpo: preste mais atenção aos efeitos do que você come na sua barriga e evite os alimentos que aumentam a sensação de inchaço.
Modere a ingestão de gordura: ela atrasa o esvaziamento do estômago e favorece a sensação e estufamento.
Coma devagar e aposente o canudinho: comer rápido e beber líquidos pelo canudo aumenta a ingestão de ar.
Fuja da cerveja e dos refrigerantes: essas bebidas liberam o gás dióxido de carbono, que ajuda a inchar a barriga.
Aposente o chiclete e a balinha: quando você masca ou chupa um caramelo mais duro, engole mais do que o normal e parte do que é engolido é ar.
Não fume: ao inalar a fumaça, também está engolindo ar.
Trate a prisão de ventre: quanto mais tempo o resíduo de comida permanece no intestino, mais tempo ele tem para fermentar, gerando inchaço.
Mexa-se: dar uma caminhada curta, de 15 minutos, após as refeições ajuda no processo de digestão.
Aprenda o que comer:
Aipo: é rico em fibras e tem propriedades diuréticas. Só não vale exagerar no consumo!.
Arroz: além de ser um dos poucos grãos que não provoca flatulência, ele atua como uma espécie de esponja, absorvendo os gases
Gengibre: além de um potente anti-inflamatório, essa raiz atua facilitando a digestão e evitando a produção de gases.
Funcho: o chá dessa planta é usado há séculos na medicina tradicional para facilitar a digestão.
Hortelã: contém substâncias que ajudam na digestão dos alimentos, facilitando o trânsito da comida pelo trato gastrointestinal.
Iogurte: laticínios fermentados contêm bactérias que ajudam o intestino digerir melhor alguns alimentos, evitando assim a produção de gases.
Melão: rica em fibras (elas combatem a prisão de ventre) esta fruta tem propriedades diuréticas, pois combate o excesso de sal no corpo, o que ajuda desinchar.
Sementes de linhaça, girassol e gergelim: são ótimas fontes de cálcio, zinco e vitamina E, que ajudam o corpo a eliminar toxinas que causam o inchaço.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário