Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Saiba por que, mesmo vacinadas, as crianças podem adoecer

Os efeitos colaterais ou a aquisição de doenças,
em escala mais branda, são normais
Efeitos colaterais ou aquisição de doenças, em escala mais branda, são normais
 
Algumas crianças, mesmo vacinadas, adquirem o vírus das doenças contra as quais foram imunizadas. O fato deixa muitos pais inquietos com a possível ineficácia da vacina. Especialistas afirmam, porém, que não há por que se preocupar: se você vacinou o seu filho, fez o melhor por ele.
 
Os efeitos colaterais ou a aquisição de doenças, em escala mais branda, são normais, pois eventualmente o corpo expressa a doença, com pequenas manifestações de seus sintomas.
 
O pediatra e professor da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) José Paulo Ferreira explica que o Sistema Nacional de Imunização abrange as doenças mais agressivas, mas que, apesar disso, a vacina não é milagrosa:
 
– Criamos vacinas com o máximo de reforço, que acabam imunizando 95% do organismo. Quando, por ventura, aparece uma doença, não se pode esquecer que é mais branda e com menos efeitos colaterais.
 
Fazer as imunizações com a finalidade de prevenir futuros problemas é um dever de que, segundo o especialista, os pais não podem abdicar. Como a maioria das vacinas é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não há motivo para deixá-las de lado. Entre as que não são oferecidas pela rede pública estão a da varicela, a da hepatite A e a contra o HPV (que previne doenças como o câncer de colo de útero, por exemplo). Essa última é mais recente e indicada, de acordo com Ferreira, para meninas até os nove anos, antes do início da vida sexual.
 
A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que seja cumprido todo o calendário das vacinas, ressalta a pediatra Silvana Marcantônio. A médica relembra que, em 2012, houve uma onda forte de coqueluche no Estado, e os principais atingidos foram os bebês pequenos, que só tinham recebido a primeira dose das vacinas e estavam, portanto, menos imunizados.
 
Mitos e verdades
 
Meu bebê precisa de vacinas se eu o estou amamentando?
Sim, mesmo com aleitamento materno, que oferece uma proteção temporária, é preciso realizar as vacinas.
 
As vacinas de clínicas são melhores que as do posto de saúde?
Depende, há muitas vacinas diferentes. Nas clínicas, há algumas variações, que podem gerar menos efeitos colaterais. As do sistema público, porém, devem ter a mesma efetividade.
 
Tomar muitas vacinas no mesmo dia pode fazer mal?Pode causar mais reações, mas o esquema da campanha de vacinação já foi planejado para ser compatível com todas as vacinas no mesmo dia.
 
Posso usar paracetamol antes de fazer as vacinas?
Não, só se deve usar antitérmico após a vacinação em caso de febre ou dor.
 
Fontes: pediatras José Paulo Ferreira e Silvana Marcantônio
 
Blog Meu Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário