Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Saiba como cuidar dos pequenos ferimentos das crianças

Pequenos machucados podem ser comuns entre as crianças,
especialmente aquelas que brincam mais
Quedas, arranhões ou pequenos cortes podem ser comuns entre os pequenos, mas precisam de atenção
 
Pequenos machucados podem ser comuns entre as crianças, especialmente aquelas que brincam mais. Mas esses acidentes indesejados podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados com alguns cuidados. Na escola, a atenção e os cuidados básicos dos profissionais nos momentos de recreação são de extrema importância, como o acompanhamento e supervisão em brinquedos nos parquinhos, que oferecem riscos de quedas ou quinas perigosas.
 
Para evitar os riscos de acidentes em parquinhos de areia ou grama, quadras e outros ambientes oferecidos pela infraestrutura da escola, os professores e responsáveis devem ficar atentos às condições dos brinquedos, higiene dos locais e instalações.
 
— É sempre bom reforçar que se um ferimento leve (como arranhão, corte superficial, escoriação) não receber a atenção necessária, pode ocasionar problemas de saúde mais graves, como infecção do local que pode se estender para outras partes. Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água corrente e sabão, são fundamentais para limpar qualquer ferida e, caso o machucado seja mais sério é preciso procurar ajuda médica — afirma a dermatologista Anelisa Baungartner Lamberti, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.
 
Além disso, segundo a médica, é preciso evitar o contato da região machucada com água de piscina, areia e terra para prevenir possíveis infecções.
 
— Durante toda a cicatrização, é necessário também evitar a exposição do local ao sol para não ocasionar manchas que podem ser difíceis de remover — finaliza a especialista.
 
Dicas para cuidar dos ferimentos
Alguns passos são importantes para garantir um cuidado eficiente dos machucados superficiais:
 
Higienização do local
Lavar o local com água corrente e sabão assim que o ferimento acontecer até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado, deve-se secar a região lavada e, para reforçar a higienização, é recomendado desinfetar com um agente antisséptico.
 
Prevenção de infecções
Para prevenir ou tratar o início de possíveis infecções da pele causadas por bactérias após pequenos cortes, arranhões e queimaduras, pode-se usar uma pomada antibiótica.
 
Proteção do ferimento
Cobrir o local com curativo ou gaze limpa e esparadrapo poroso é recomendado somente nos casos em que os ferimentos estejam em locais sujeitos ao atrito como cotovelos, joelhos, mãos e pés. A recomendação é deixar o ferimento aberto e seco para que a cicatrização aconteça de forma mais rápida.
 
Respeitar as crostas
As crostas, ou as "casquinhas”, se formam sobre a pele machucada para protegê-la e caem espontaneamente. Por isso, não permitir que as crianças retirem as crostas é fundamental para a boa cicatrização.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário