Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hidrogel injetável repara defeitos na cartilagem articular

Material necessita de procedimento cirúrgico mínimo, cria ligação forte com o tecido danificado e não causa rejeição
 
Pesquisadores da Universidade de Wuhan, na China, criaram um hidrogel injetável capaz de reparar defeitos da cartilagem articular, também conhecida como cartilagem hialina.
 
O material termosensível é projetado com células estromais mesenquimais modificadas da medula óssea (BMSCs).
 
As funções principais da cartilagem articular estão relacionadas ao deslizamento das superfícies articulares entre si de uma maneira suave e sem atrito, ao suporte de pressões pelas articulações e a distribuição uniforme das pressões intra-articulares.
 
A abordagem foi testada em coelhos com cartilagem articular danificada. Dezesseis semanas depois, a cartilagem defeituosa se regenerou e foi provado ser cartilagem hialina.
 
 
"Não existe uma abordagem confiável atualmente disponível para a restauração completa da cartilagem articular danificada. Neste estudo, o gel foi combinado com células estromais mesenquimais da medula óssea introduzidas com o gene hTGFß-1 e usado para reparar defeitos da cartilagem articular de coelhos e o efeito de reparação foi avaliado",afirma o pesquisador Bai-wen Qi.
 
A engenharia de tecidos combinado com a tecnologia de terapia genética tem o potencial para gerir a reparação de cartilagem articular com defeito. Neste estudo, através de métodos de injeção minimamente invasivos, os autores foram capazes de reparar defeitos da cartilagem articular de coelhos.
 
De acordo com Qi, o hidrogel pode ser aplicado para a reparação dos defeitos da cartilagem articular, como um material injetável e a cartilagem regenerada pode secretar matriz da cartilagem e desempenhar as funções de cartilagem hialina.
 
A utilização deste gel para a reparação da cartilagem tem vantagens, tais como o procedimento cirúrgico mínimo necessário, ligação firme com o tecido danificado e ausência de rejeição.
 
A abordagem deve ser adaptável no futuro para o reparo do tecido humano.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário