Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma em cada quatro crianças em SP é obesa

Segundo estudo, 45% das crianças são obesas ou tem sobrepeso
Entre os meninos de dois a nove anos de idade, 28% foram considerados obesos
 
Uma em cada quatro crianças é obesa na cidade São Paulo, de acordo com levantamento realizado pelo programa Meu Pratinho Saudável do Governo do Estado. O estudo avaliou cerca de 500 crianças, de dois a nove anos de idade, em locais de grande circulação na capital paulista.
 
Realizado em parceria com o Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), o estudo aponta que 45% das crianças e adolescentes paulistas estão com sobrepeso ou obesidade infantil. A pesquisa avaliou 246 meninos e 230 meninas.
 
Do total de meninas avaliadas, 22% estavam com sobrepeso e 24% com índices de obesidade. Já entre os meninos, 16,6% apresentaram excesso de peso e 28% foram considerados obesos.
 
Segundo a Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa Meu Pratinho Saudável, o crescimento da obesidade infantil está diretamente ligado aos hábitos alimentares, associado ao sedentarismo. Crianças obesas estão mais propensas a se tornar adultos obesos, elevando o risco de doenças como diabetes, cardiopatias e hipertensão.
 
Para evitar isso, precisamos conscientizar as crianças e, principalmente seus responsáveis, sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada que deve ser mantida em todas as etapas da vida.
 
Além das avaliações nutricionais, durante as ações do programa foram desenvolvidas para as crianças atividades didáticas com alimentos em resina, distribuição de quebra-cabeças educativos e jogos interativos com tablets.
 
Programa
O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a dez anos e tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável. De acordo com o governo, um dos principais conceitos prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).
 
Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínas, como carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deve ser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário